Direito Autoral é tema da palestra da Academia MIS de Cultura

  • 25/10/2021

Direito Autoral é tema da palestra da Academia MIS de Cultura

Na tarde de hoje (25/10), a advogada Stéphanie Saboia, assessora jurídica do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, falou sobre direito autoral em mais uma palestra da Academia MIS de Cultura.

Para tratar de tema tão relevante para uma instituição como o MIS, que salvaguarda milhares de obras culturais, a apresentação de Stéphanie começou com a seguinte frase “ a área jurídica é muito burocrática, vou explicar o que é o Direito Autoral, e quais os limites previstos em lei”. O Direito Autoral, “compreende o conjunto de prerrogativas que a lei garante aos criadores de obras intelectuais, com o objetivo de resguardar a exploração de suas criações”. A Lei do Direito Autoral é a de número 9.610/1998, e possui base constitucional no art.5º, “XXVII – aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar”.

Para atingir o seu objetivo e esclarecer para os servidores um assunto complexo como esse, Stéphanie elaborou apalestra a partir dos principais pontos que constituem o Direito Autoral, a começar pela explicação sobre o objeto de tutela “o objeto de tutela do direito do autor é a obra: criação intelectual original, materializada em qualquer meio, físico ou não”; e seguiu exemplificando outros itens relevantes como, o autor; a coautoria que se subdivide em divisível e indivisível, a obra coletiva; direitos morais e patrimoniais do autor; direitos conexos; limites ao direito autoral; limitações e exceções; e como último item analisado, a transferência do direito autoral.

Muitos questionamentos foram feitos por parte dos servidores dos diferentes setores do museu, e que lidam frequentemente com esse tema do direito autoral, seja direta ou indiretamente.

O funcionamento da Academia MIS de Cultura é restritivo aos servidores do museu, e ocorrerá sempre às segundas-feiras, quando a instituição está fechada para visitantes e pesquisadores. Semanalmente, um servidor será responsável pela palestra apresentando aos demais o seu conhecimento técnico, para melhoria da qualidade dos serviços internos e externos do MIS RJ.

Publicado em 25/10/21 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Mágoas de um trovador

Paulo Tapajós

top2
2. Luar do Sertão

Paulo Tapajós

top3
3. Canção para alguém

Paulo Tapajós

top4
4. Vela Branca

Paulo Tapajós

top5
5. Noite Cheia de Estrelas

Paulo Tapajós

Oferecimento