Os desafios do setor administrativo e financeiro em palestra da Academia MIS de Cultura

• 08/11/2021

Hoje (8/11), em mais uma tarde dedicada ao aprendizado e capacitação dos servidores do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, da Academia MIS de Cultura, as apresentações foram conduzidas pela equipe do setor administrativo e financeiro. O diretor Daniel Coelho abriu a palestra dizendo que, “eu tenho uma Tropa de Elite da diretoria”, em alusão ao filme do cineasta José Padilha, que reforça o compromisso de todos os envolvidos por uma entrega satisfatória para o MIS RJ.

Os desafios são muitos, pela complexidade de gestão do orçamento público, e como isso está relacionado com os objetivos a serem alcançados pela instituição. A explanação detalhou os caminhos administrativos e financeiros que precisam ser percorridos no intricado arcabouço da burocracia, como a execução orçamentária e financeira, processamento da despesa, o empenho, a liquidação, pagamento e licitação. O diretor reforçou que “às vezes temos pouco tempo para conseguir dar conta das demandas”, mas o empenho e a dedicação da equipe superam os obstáculos que surgem, e estamos trabalhando para que a gestão do presidente Cesar Miranda Ribeiro seja um sucesso para o MIS.

Em seguida, a gerente Amanda Gonçalves explicou como acontecem os processos de contratação, e quais atos devem ser observados, seguindo uma sequência de itens que devem ser seguidos, como a previsão da demanda no Plano Anual de Contratação do órgão, requisição e definição do objeto, justificativa da contratação, elaboração de estudo técnico preliminar (ETP) e do mapa de riscos, elaboração do Termo de Referência e aprovação pela autoridade competente, encaminhamento pra a autoridade competente para autorização da contratação e início do procedimento, e a estimativa do valor da contratação. Mas não para por aí, após a conclusão dessa fase, é necessário elaborar a instrução processual até que, ao final, a empresa contratada esteja apta para a realização do serviço.

Por último, Alessandra Azeredo, responsável pelo setor de Recursos Humanos, falou sobre os diferentes pontos da sua área que atendem diretamente os servidores do museu. O término da apresentação contou ainda com as participações em vídeo de outros integrantes da equipe, e para surpresa geral, um coral muito afinado alegrou e levantou o astral de todos os presentes!

A equipe do setor administrativo e financeiro é composta por 18 pessoas: Alessandra Azeredo, Amanda Gonçalves, Arnaldo Magalhães, Bruna Chiarelli, Celio Luiz, Cristiano do Nascimento, Daniel Coelho, João Eugênio, Luiz Henrique da Silva, Marcos Varanda, Márcio Freitas, Maria Francisco, Nilo Sérgio, Renan Santos, Rodolfo Ferreira, Rodrigo Cesar, Sebastião Santos e Washington Luiz.

O funcionamento da Academia MIS de Cultura é restritivo aos servidores do museu, e ocorrerá sempre às segundas-feiras, quando a instituição está fechada para visitantes e pesquisadores. Semanalmente, um servidor será responsável pela palestra apresentando aos demais o seu conhecimento técnico, para melhoria da qualidade dos serviços internos e externos do MIS RJ.

Publicado em 08/11/21 por Márcia Benazzi

1. Poema Vou-me embora pra Pasárgada

Manuel Bandeira

2. Cantando Carinhoso em sarau na casa de Jacob do Bandolim