Museus em conexão cultural e histórica: MIS RJ E MUHCAB

• 27/04/2022

Museus em conexão cultural e histórica: MIS RJ E MUHCAB

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu ontem (26/4), a visita do diretor geral do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), Leandro Santanna.

“A importância do MUHCAB para o Rio de Janeiro e para o país é imensa, e esse primeiro encontro é o início de um alinhamento entre as duas instituições, que muito tem a oferecer para a sociedade carioca e fluminense através dos seus acervos culturais e históricos”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Inaugurado em 2017, o MUHCAB, tem como missão “Transformar o entendimento do que é ser negro no Brasil, afetando e empoderando as comunidades afro-brasileiras pela garantia do direito de conhecer, preservar e disseminar sua história de afirmação e resistência a partir do território físico e simbólico do Cais do Valongo e seu entorno, contada de forma participativa, pelas vozes de seus protagonistas; e propor à sociedade uma revisão da escrita da história do Brasil, valorizando a cultura africana como matriz cultural brasileira”.

Durante a visita foram doados 70 livros da Série Depoimentos “Consciência Negra”, com Haroldo Costa, Zezé Motta e Grande Otelo, uma publicação MIS Editorial.

Publicado em 27/4/22 por Márcia Benazzi

#Compartilhe