DEBATE E DOCUMENTÁRIO NO ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO “ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, PARA SEMPRE GAROTO”

  • 02/05/2022

DEBATE E DOCUMENTÁRIO NO ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO “ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA, PARA SEMPRE GAROTO”

Sexta (6/5), às 14h, no encerramento da Exposição “Aníbal Augusto Sardinha, para sempre Garoto”, no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, haverá exibição do documentário de Rafael Veríssimo, “Garoto - Vivo Sonhando”, e após a sessão, debate com o pesquisador e biógrafo do violonista, Jorge Mello, e a museóloga do MIS, Eliane Antunes. O evento será gratuito e aberto ao público com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail educativo@mis.rj.gov.br

“Inaugurada em fevereiro, pela Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a exposição sobre o Garoto encheu de orgulho a nossa equipe. Nós exibimos pela primeira vez, para o público carioca e fluminense, dois instrumentos do genial artista, o banjo e o violão tenor. E revelamos, através de fotos, itens pessoais e profissionais, um pouco da história desse grande mestre, que está sob a salvaguarda do museu, a Coleção Garoto, com mais de 700 itens”, afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

Garoto começou a tocar banjo ainda moleque, na capital paulista, e logo se destacou pelo virtuosismo e genialidade. A convite de Carmen Miranda viajou para os Estados Unidos, em 1939, junto com o grupo musical, “Bando da Lua”, e durante a turnê americana recebeu o título de “o homem dos dedos de ouro”, dado pelo organista Jesse Crawford. Durante suas apresentações, grandes nomes do jazz americano prestigiaram o jovem músico brasileiro, maravilhados com as suas habilidades, dentre eles, Duke Ellington e Art Tatum. Autor de clássicos como “Gente Humilde”, “Duas contas”, “Sorriu pra mim”, “Lamentos do Morro” e “São Paulo Quatrocentão”, Garoto foi um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos, influenciando músicos de várias gerações, como João Gilberto, Carlos Lyra, Dino 7 Cordas e Raphael Rabello.

Programe-se e participe! É a última semana para você conhecer a história do músico através da Exposição “Aníbal Augusto Sardinha, para sempre Garoto”, no MIS RJ, Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa, até sexta, 6/5, entrada gratuita!

Publicado em 2/5/22 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. O Mar Serenou

Clara Nunes

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top5
5. Reconvexo

Maria Bethânia

Oferecimento