MIS RJ EXIBE O DOCUMENTÁRIO “FAMÍLA DE AXÉ”, NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

  • 16/05/2022

MIS RJ EXIBE O DOCUMENTÁRIO “FAMÍLA DE AXÉ”, NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

O Museu da Imagem e do Som exibe, no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, quarta-feira, às 16h, o documentário “Família de Axé”, da premiada cineasta Tetê Moraes, um registro importante para conhecer e entender a fé nas divindades africanas e lançar um olhar sobre nossa ancestralidade.

O filme conta a trajetória do Pai de Santo baiano Alberto Ribeiro Santana, e de sua família afrodescendente. Na luta para manter vivo o candomblé e preservar a cultura de seus ancestrais africanos, o documentário mostra os rituais, as festas e cerimônias, as danças do terreiro, e a culinária do culto aos orixás.

Após a exibição de “Família de Axé”, haverá debate com Tetê Moraes e a historiadora Doutora Bruna Marques Cabral, coordenadora do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ e da Associação Brasileira de História das Religiões.

O filme faz parte da programação da 20° Semana Nacional de Museus de 2022, que tem como tema “O Poder dos Museus”, ponto de partida para pensarmos como essas instituições, podem e necessitam, enquanto depositárias de memórias, contribuir para a proteção desses legados, trazidos ao Brasil por populações negras escravizadas.

O Museu da Imagem e do Som, desde a sua fundação, em 1965, foi a primeira instituição a acolher o samba como objeto museológico e também o primeiro a registrar vozes negras como Donga, Pixinguinha, e João da Baiana, na série Depoimentos da Posteridade.

O evento será gratuito e aberto ao público com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail educativo@mis.rj.gov.br

Publicado em 16/5/22 por Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. O Mar Serenou

Clara Nunes

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top5
5. Reconvexo

Maria Bethânia

Oferecimento