Depoimento para a Posteridade - José Carlos Araújo

• 28/02/2022

Depoimento para a Posteridade - José Carlos Araújo

Segunda (28/2), José Carlos Araújo, o Garotinho mais amado do Brasil, conta a sua história de paixão pelo rádio no seu Depoimento para a Posteridade do MIS RJ. Um amor que começou aos 14 anos, nos corredores da Rádio Nacional, e segue absoluto até os dias de hoje, uma trajetória de quase sete décadas de sucesso!

“Garotinho sempre foi uma referência como locutor esportivo. É criativo, original, fala para a galera, sabe se comunicar com todas as idades, isso tudo com muita emoção e bom humor. No Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro são muitos depoimentos históricos de jogadores, comentaristas, dirigentes, técnicos, temos Pelé, Zico, Zagallo, João Saldanha, João Havelange, Júnior, Roberto Dinamite, Vavá, Zizinho, Ademir de Menezes, e dois locutores esportistas, Luiz Mendes e Orlando Batista. Vamos somar com muito orgulho, a essa seleção de craques do futebol brasileiro, o Depoimento para a Posteridade do José Carlos Araújo”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Do menino de Vila Isabel que narrava jogos de futebol de botão, ao Garotinho, locutor esportivo, importante profissional de diversas rádios cariocas, José Carlos Araújo é também publicitário, geógrafo, professor e apresentador de programas de televisão. Esteve presente nas principais Copas do Mundo, no milésimo gol de Pelé e Romário, e participou ativamente da história do futebol brasileiro nas últimas décadas. Seus bordões, que marcaram gerações, continuam ecoando no microfone dos estádios e encantando os torcedores, “Vai mais, vai mais Garotinho”, “Apontou, atirou, entrou”, “Golão, golão, golão”, “Apite comigo galera”, “E no placar do Maraca, olha ele aí! ”, “E o tempo vai passandooooo! ”, “Se o jogo tá na tevê a gente se liga em você”.

Desde a retomada da gravação presencial em setembro de 2021, será o primeiro registro do Depoimento para a Posteridade no MIS da Praça XV, sede histórica que completará 100 anos em setembro. No dia 28 de fevereiro, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, serão utilizadas duas câmeras na gravação possibilitando mais opções para as futuras gerações. José Carlos Araújo terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, o jornalista Rodrigo Taves (autor do livro biográfico sobre Garotinho, “Paixão pelo Rádio”), e Roberto Salvador (radialista, escritor, gestor educacional e pesquisador da história do rádio), mas sem a participação do público para evitar aglomeração.

Vale lembrar que a gravação fica à disposição dos pesquisadores, 48 horas depois do término da entrevista. Para acessar o conteúdo, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 23/02/22 por Márcia Benazzi