Moda MIS - Programa 01

  • 01/11/2022

Moda MIS - Programa 01

O que foi a Belle Époque Carioca, na virada do século dezenove para o século vinte? E qual a importância dos registros de Augusto Malta, como fotógrafo oficial do governo do prefeito Pereira Passos, na então capital federal? Essas perguntas e muitas outras serão respondidas durante o episódio de estreia do MODA MIS, o primeiro programa com transmissão direta pelo site da Web Rádio MIS RJ e também pelo aplicativo da rádio! Anota para não esquecer querido ouvinte, amanhã, 1º de novembro, às 20h!

Idealizado e produzido por Daiane Lopes, historiadora responsável pelo setor iconográfico do museu, o MODA MIS surgiu de uma conversa com o presidente Cesar Miranda Ribeiro sobre como usos e costumes podem ser percebidos por meio da indumentária, comunicando e passando mensagens. Para a redação da web rádio, Daiane explica: “Muito mais do que o simples ato de vestir o corpo, as roupas traduzem usos, costumes e padrões sociais de determinadas épocas. A partir do convite do Cesar, pensei então em abordar a temática da indumentária na Belle Époque Carioca, período no qual há uma verdadeira crônica visual da cidade tendo como registro as fotos de Augusto Malta, partindo assim das roupas de época para abordar os mais variados aspectos da sociedade de então, o que permite mostrar ao público, em geral, nesse primeiro episódio, o quanto a coleção Augusto Malta é rica como fonte de conhecimento para os mais variados assuntos a serem pesquisados, não se restringindo tão somente à narrativa oficial de remodelamento da cidade, embora esse seja um dos seus principais temas, certamente”.

Gravado na sede do MIS Praça XV, palacete construído para a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, que completou 100 anos em 7 de setembro deste ano, o programa MODA MIS traz como convidado o jornalista Pedro Vasquez, que é também fotógrafo, historiador e pesquisador, conhecedor de longa data dos acervos preciosos do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

MODA MIS, uma viagem no tempo da Belle Époque Carioca, estreia amanhã (1/11), às 20h, com transmissão direta pelo site da Web Rádio MIS RJ e também pelo aplicativo da rádio!

Publicado em 31/10/22 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento