Depoimento para a Posteridade de Silvio Tendler

  • 07/12/2022

Depoimento para a Posteridade de Silvio Tendler

A PODEROSA ARTE DO CINEASTA SILVIO TENDLER NO MIS RJ

Quarta (7/12), Silvio Tendler, “o cineasta dos sonhos interrompidos”, registra, pela segunda vez para o Museu da Imagem e do Som, a sua brilhante trajetória cinematográfica de quarenta e oito anos dedicados ao cinema. São mais de setenta filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental e vídeos, e séries para televisão. É o detentor das três maiores bilheterias do documentário brasileiro com “Os anos JK”- Uma trajetória política”, “O Mundo Mágico dos Trapalhões” e “Jango” . No currículo, mais de sessenta prêmios nacionais e internacionais, tendo recebido pelo conjunto da sua obra o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália.

“O MIS salvaguarda o primeiro depoimento de Silvio Tendler . Trinta anos depois, vamos dar continuidade ao registro de 1992, preservando a brilhante carreira de um dos maiores documentaristas do Brasil para as futuras gerações”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Silvio Tendler começou sua trajetória no Movimento Cineclubista na década de 60. Foi Secretário de Cultura e Esporte do governo Cristovam Buarque, no Distrito Federal; Diretor da Coordenação de Audiovisual para o Brasil e o Mercosul da Unesco, organismo vinculado às Nações Unidas; membro fundador da Fundação Novo Cine Latino-Americano e do Comitê de Cineastas da América Latina, e desde 1979 é professor do departamento de comunicação social da PUC-RJ. Fundou, em 1981, a Caliban Produções Cinematográficas, direcionando a empresa para a especialização em filmes históricos de cunho social. Possui um dos mais volumosos acervos particulares de imagens, são mais de oitenta mil títulos sobre a história do Brasil e do mundo dos últimos sessenta anos.

O cineasta Silvio Tendler terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, Ricardo Cravo Albin (Escritor, pesquisador e produtor musical), e Ricardo Cota (Crítico cinematográfico, escritor e curador do Festival do Rio e do Festival Inffinito de Cinema Brasileiro). A Série Depoimentos para a Posteridade está sendo gravada com três câmeras, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, possibilitando mais opções para as futuras gerações. A mediação será conduzida pela jornalista do MIS RJ, Márcia Benazzi, na sede da Praça XV, sem a presença do público.

Publicado em 5/12/22 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Festival Silvio Caldas

Propaganda

top2
2. Chicle de Bola Ping Pong

Propaganda

top3
3. Sonrisal

Propaganda

top4
4. Melhoral

Propaganda

top5
5. Leite de Magnésia

Propaganda

Oferecimento