Depoimento para a Posteridade de Silvio Tendler

  • 07/12/2022

Depoimento para a Posteridade de Silvio Tendler

A PODEROSA ARTE DO CINEASTA SILVIO TENDLER NO MIS RJ

Quarta (7/12), Silvio Tendler, “o cineasta dos sonhos interrompidos”, registra, pela segunda vez para o Museu da Imagem e do Som, a sua brilhante trajetória cinematográfica de quarenta e oito anos dedicados ao cinema. São mais de setenta filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental e vídeos, e séries para televisão. É o detentor das três maiores bilheterias do documentário brasileiro com “Os anos JK”- Uma trajetória política”, “O Mundo Mágico dos Trapalhões” e “Jango” . No currículo, mais de sessenta prêmios nacionais e internacionais, tendo recebido pelo conjunto da sua obra o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália.

“O MIS salvaguarda o primeiro depoimento de Silvio Tendler . Trinta anos depois, vamos dar continuidade ao registro de 1992, preservando a brilhante carreira de um dos maiores documentaristas do Brasil para as futuras gerações”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Silvio Tendler começou sua trajetória no Movimento Cineclubista na década de 60. Foi Secretário de Cultura e Esporte do governo Cristovam Buarque, no Distrito Federal; Diretor da Coordenação de Audiovisual para o Brasil e o Mercosul da Unesco, organismo vinculado às Nações Unidas; membro fundador da Fundação Novo Cine Latino-Americano e do Comitê de Cineastas da América Latina, e desde 1979 é professor do departamento de comunicação social da PUC-RJ. Fundou, em 1981, a Caliban Produções Cinematográficas, direcionando a empresa para a especialização em filmes históricos de cunho social. Possui um dos mais volumosos acervos particulares de imagens, são mais de oitenta mil títulos sobre a história do Brasil e do mundo dos últimos sessenta anos.

O cineasta Silvio Tendler terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, Ricardo Cravo Albin (Escritor, pesquisador e produtor musical), e Ricardo Cota (Crítico cinematográfico, escritor e curador do Festival do Rio e do Festival Inffinito de Cinema Brasileiro). A Série Depoimentos para a Posteridade está sendo gravada com três câmeras, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, possibilitando mais opções para as futuras gerações. A mediação será conduzida pela jornalista do MIS RJ, Márcia Benazzi, na sede da Praça XV, sem a presença do público.

Publicado em 5/12/22 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento