MIS RJ REABRE AS PORTAS DA SALA GLAUBER ROCHA PARA A SOCIEDADE

  • 14/03/2023

MIS RJ REABRE AS PORTAS DA SALA GLAUBER ROCHA PARA  A SOCIEDADE

Amanhã (14/3), o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro reabre as portas da Sala Glauber Rocha para a sociedade carioca e fluminense, para a exibição do filme “Terra em Transe”, longa-metragem lançado em 1967 e que faz parte do acervo do museu. A data escolhida é uma homenagem ao dia de nascimento do cineasta.

Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, a reabertura da Sala Glauber Rocha é um compromisso da sua gestão, “porque o nosso museu é vivo, dinâmico e repleto de relíquias de grande valor histórico e sociocultural, como é o caso do filme do Glauber, que exibiremos amanhã. Democratizar o nosso acervo, oferecendo para a sociedade mais opções culturais, possibilitando que os jovens conheçam essa importante obra, incentivando novos olhares e debates para as futuras gerações”.

O filme “Terra em Transe”, lançado em 1967, transformou Glauber Rocha num cineasta reconhecido e reverenciado internacionalmente, conquistando importantes prêmios, como o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luís Buñuel na Espanha, o Grande Prêmio do Júri da Juventude de Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Locarno. No elenco, um time de estrelas, Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana e Jofre Soares.

A Sala Glauber Rocha, durante as décadas de 70 e 80, recebeu gerações de cinéfilos em seu auditório, exibindo filmes emblemáticos da cinematografia nacional e mundial. A reabertura do espaço, em 2023, tem como objetivo continuar essa tradição do MIS RJ, de fazer a roda da cultura girar e avançar, compartilhando o seu rico acervo.

O MIS RJ esteve com a guarda do acervo de Glauber Rocha até a década de 80, enquanto estava sendo desenvolvido o projeto Templo Glauber. Após esse período, ainda salvaguardamos diversos itens do cineasta nos setores audiovisual, iconográfico, sonoro, textual e biblioteca, pertencente às Coleções MIS, Jurandyr Noronha, Salvyano Cavalvanti de Paiva e Sergio Cabral. Para pesquisar o material, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ).

Publicado em 13/3/23 por Márcia Benazzi

SERVIÇO

Filme: Terra em Transe, de Glauber Rocha

Local: Museu da Imagem e do Som - Praça Luiz Souza Dantas, nº 1, Praça XV

Data: 14 de março de 2023 (terça-feira).

Horário exibição: 16h. As senhas serão distribuídas no local, uma hora antes da exibição do filme. O espaço está sujeito à lotação (50 lugares).

Atenção: O MIS RJ fornecerá comprovante de participação contando como horas complementares para os estudantes presentes.

Contatos MIS RJ: gerenciadeproducao@mis.rj.gov.breducativo@mis.rj.gov.br


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. O Mar Serenou

Clara Nunes

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top5
5. Reconvexo

Maria Bethânia

Oferecimento