DEPOIMENTOS PARA A POSTERIDADE COM O FOTÓGRAFO RONALDO CÂMARA! UMA HISTÓRIA DE LUZ, CLIQUES, VOOS E RETRATOS

  • 12/07/2023

DEPOIMENTOS PARA A POSTERIDADE COM O FOTÓGRAFO RONALDO CÂMARA! UMA HISTÓRIA DE LUZ, CLIQUES, VOOS E RETRATOS

Quarta (12/7), o renomado fotógrafo Ronaldo Câmara conta as suas incríveis histórias, em mais de meio século de profissão, para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, equipamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro. É a celebração de uma trajetória excepcional, dedicada a registrar importantes personalidades da cultura brasileira.

“Ronaldo Câmara trouxe a sua arte de fotografar para dentro do MIS RJ, quando doou uma parte do seu rico acervo, cerca de setenta mil imagens. Temos muito o que celebrar porque quem ganha é a sociedade, os pesquisadores e o público em geral, com mais uma rica fonte de pesquisa. Já estão disponíveis para consulta quatro mil fotografias. Em breve, o Banco de Dados on-line vai disponibilizar mais mil itens da Coleção Ronaldo Câmara”, disse o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Os cliques de Ronaldo Câmara correram o mundo. Suas fotos foram publicadas nos mais importantes veículos de comunicação, como o Washington Post, New York Times, Der Spiegel e The Globe. O início da carreira foi em 1965, na TV Rio. Trabalhou para as revistas O Cuzeiro e Manchete, fotografando capas que fizeram história, além do Caderno Ela, do jornal O Globo, e para a primeira revista masculina brasileira, Fairplay, editada por Ziraldo. É autor do livro “O retratista – uma fotobiografia”, projeto comemorativo de mais de 55 anos de carreira. Em parceria com o publicitário e escritor Evandro Barreto, lançou em 2019, “Crônicas do Mar em Frente”, livro que homenageia com textos e fotos os cem anos do Leblon.

Ronaldo Câmara foi também comandante de helicóptero. Explorou a Amazônia e fotografou durante as décadas de 60, 70 e 80, os povos indígenas das etnias Beiços de Pau e Araras, além dos povos da floresta. Trabalhou para diversas produções cinematográficas internacionais, inclusive Hollywood. Foi piloto do filme “Moonraker” (007 contra o Foguete da Morte), e salvou o James Bond nas Cataratas de Foz do Iguaçu.

Ronaldo Câmara terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, Gilsse Campos (Jornalista), Joaquim Ferreira dos Santos (Jornalista e escritor), Vander de Castro (Jornalista e escritor), e Frederico Mendes (Fotógrafo e jornalista). A gravação será realizada com duas câmeras, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, possibilitando mais opções para as futuras gerações. A mediação será conduzida pela jornalista do MIS RJ, Márcia Benazzi, na sede da Lapa, sem a presença do público.

Sobre a série Depoimentos para a Posteridade:

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado por Ricardo Cravo Albin para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, o teatro, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de mil depoimentos de figuras notáveis, como Chico Buarque, Pixinguinha, Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Cartola, Ziraldo, Hildegard Angel, Hamilton de Holanda, Luciana Rabello, Leonardo Bruno Ferreira, Carlos Alberto Serpa e muitos outros. Lembramos que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consultas do MIS, 72 horas depois do término dos depoimentos.

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ).

Publicado em 7/7/23 por Márcia Benazzi

SERVIÇO

Local: MIS RJ, sede Lapa. Rua Visconde de Maranguape, 15, centro, Rio

Data: 12 de julho de 2023 (quarta-feira)

Horário: 15h às 18h, gravação sem a presença do público.

Contatos MIS RJ: gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento