EXPOSIÇÃO RETRATOS POVOS DA FLORESTA, INAUGURAÇÃO 5 DE JULHO! HOMENAGEM DO MIS RJ AO FOTÓGRAFO RONALDO CÂMARA

• 05/07/2023

Dia 5 de julho, o Museu da Imagem e do Som, homenageia o fotógrafo Ronaldo Câmara com a Exposição Retratos Povos da Floresta, inauguração às 17h, sede Lapa.

“Ronaldo Câmara esteve no meu gabinete no início de 2022, para doar milhares de fotografias para o acervo do museu. Foi um primeiro contato que muito me impressionou, pelas histórias incríveis relatadas, e o rico material que produziu em mais de cinquenta anos de profissão. Logo percebi que as fotos da Amazônia seriam excelente material expográfico, de grande interesse para o público. Chegou o momento de compartilhar com a sociedade uma parte dessas imagens, de importância histórica e beleza documental ”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

A Exposição Retratos Povos da Floresta, vai revelar os registros feitos na Amazônia durante as décadas de 60, 70 e 80, quando Ronaldo Câmara era repórter fotográfico da revista O Cruzeiro, e depois como piloto de helicóptero da Líder Táxi Aéreo. As fotos dos povos indígenas, em sua maioria inéditas, das etnias Beiços de Pau e Araras, que vivem em lugares remotos do país, juntamente com as suas primeiras câmeras fotográficas, cedidas pelo artista, compõem a mostra, que envolveu todos os setores do museu, sob a coordenação da diretora técnica operacional, Ana Carolina Maciel.

As fotos do carioca Ronaldo Câmara correram o Brasil e o mundo, e foram publicadas nos mais importantes veículos de comunicação, como o Der Spiegel, Washington Post, New York Times, The Globe, O Cruzeiro, Revista Manchete, O Globo. Profissional renomado, referência na nossa fotografia, Ronaldo Câmara é autor do livro “O retratista – uma fotobiografia”, que celebra mais de cinquenta anos de registros de personagens icônicos da cultura brasileira. Lançou também, em parceria com o publicitário Evandro Barreto, “Crônicas do Mar em Frente”, sobre os 100 anos do Leblon.

Em 2022, o acervo documental do Museu da Imagem e do Som foi ampliado com a produção notável de Ronaldo Câmara, que doou 70 mil fotografias, entre imagens analógicas e digitais, reveladoras da nossa memória e da nossa história, e que vieram preencher uma significativa lacuna do tempo: dos anos 60 até a atualidade. O acervo doado, em fase de processamento técnico, já disponibilizou 4 mil itens para consulta, contribuindo para a ampliação e democratização do acesso à cultura.

Publicado em 26/6/23 por Márcia Benazzi