O MIS RJ CELEBRA O ACADÊMICO ARNALDO NISKIER E ETERNIZA A SUA HISTÓRIA DE AMOR E DEDICAÇÃO À EDUCAÇÃO E À CULTURA BRASILEIRA

  • 28/08/2023

O MIS RJ CELEBRA O ACADÊMICO ARNALDO NISKIER E ETERNIZA A SUA HISTÓRIA DE AMOR E DEDICAÇÃO À EDUCAÇÃO E À CULTURA BRASILEIRA

O MIS RJ CELEBRA O ACADÊMICO ARNALDO NISKIER

E ETERNIZA A SUA HISTÓRIA DE AMOR E DEDICAÇÃO À EDUCAÇÃO E À CULTURA BRASILEIRA

Segunda (28/8), o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro eterniza a história do professor e acadêmico Arnaldo Niskier. Uma vida dedicada à educação e à cultura brasileira. Jornalista, Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), escritor, filósofo, historiador e pedagogo, foi secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de Educação e Cultura do Rio de Janeiro, e presidente da Academia Brasileira de Letras(ABL).

"O acadêmico Arnaldo Niskier é um dos mais destacados intelectuais do país. Quando fiz o convite para o professor participar do Depoimento para a Posteridade, durante a minha entrevista para o seu programa Identidade Brasil, foi um momento muito especial, de alegria e satisfação. Registrar para as futuras gerações a sua trajetória brilhante em diferentes áreas, é motivo de orgulho e celebração para o MIS RJ", afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.

Arnaldo Niskier é imortal desde 1984, quando foi recebido pela acadêmica Rachel de Queiroz para ocupar a Cadeira nº 18, da Academia Brasileira de Letras. Escreveu uma centena de livros com destaque para a educação e a literatura infantojuvenil. Com 17 anos, iniciou a carreira vitoriosa de jornalista, exercendo cargos de chefia e direção. Dirigiu e apresentou diversos programas de televisão. Continua entrevistando com excepcional brilhantismo, aos 88 anos, importantes personalidades para o programa Identidade Brasil, Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. Criou o Planetário do Rio de Janeiro. É membro fundador e o atual vice-presidente da Academia Brasileira de Educação. Diretor-presidente do Instituto Antares (IAN), e também da Consultor Assessoria de Planejamento Ltda. Presidente emérito do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro(CIEE-RJ). Membro do Instituto de Estudos Econômicos, Políticos e Sociais da Federação do Comércio de São Paulo. Consultor de educação e membro do Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio.

Arnaldo Niskier terá ao seu lado, como convidados entrevistadores, sua esposa Ruth Niskier, a filha Andréia Niskier Ghelman, e o professor Paulo Pimenta Gomes(Ex-superintendente do CIEE-RJ, diretor dos cursos de pós-graduação da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, e presidente da Associação dos Diplomados da Faculdade de Educação da UERJ). A gravação será realizada no escritório do depoente, com duas câmeras, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, possibilitando mais opções para as futuras gerações. A mediação será conduzida pela jornalista do MIS RJ, Márcia Benazzi, sem a presença do público.

Sobre a série Depoimentos para a Posteridade:

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado por Ricardo Cravo Albin para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, o teatro, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de mil depoimentos de figuras notáveis, inclusive de 36 imortais da Academia Brasileira de Letras, como Carlos Heitor Cony, Rachel de Queiroz, Ana Maria Machado, Austregésilo de Athayde, Antônio Houaiss, Ariano Suassuna, Antônio Olinto, Marques Rebelo, Marco Lucchesi, Nélida Piñon, Fernanda Montenegro, Jorge Amado, Afonso Arinos de Melo Franco, Ferreira Gullar, e muitos outros.

O MIS RJ é um equipamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ). Lembramos que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consultas do MIS, 72 horas depois do término dos depoimentos.

SERVIÇO:

Local: Escritório do depoente Arnaldo Niskier

Data: 28 de agosto de 2023 (segunda-feira)

Horário: 10h às 12h, gravação sem a presença do público.

Contato MIS RJ: gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento