Selma Lopes, Marcelo Kischinhevsky, Thiago Gomide e Cesar Miranda Ribeiro no encerramento da Série Especial do MIS RJ “100 Anos do Rádio no Brasil”!

• 26/09/2022

Quarta, 28 de setembro, no mês em que o rádio completa um século de existência, o MIS RJ fecha com chave-de-ouro a Série Especial “100 Anos do Rádio no Brasil”, reunindo para o último programa Selma Lopes, Marcelo Kischinhevsky, Thiago Gomide e Cesar Miranda Ribeiro. Em pauta, as transformações do veículo de massa que democratiza o acesso à informação, está presente na vida de milhões de brasileiros, faz história, é história, e não para de se reinventar! Selma, Marcelo, Thiago e Cesar tem olhares distintos sobre o rádio em suas trajetórias, com memórias afetivas únicas e histórias profissionais de valorização da Cultura e do Rádio Brasileiro!

Selma Lopes tem 70 anos de carreira. É atriz, dubladora, radioatriz, locutora, garota-propaganda, apresentadora, cantora, diretora e produtora. A pioneira e rainha da dublagem no Brasil continua atuante aos 94 anos. Tem extensa carreira em rádio, fez muitas radionovelas, programas e comerciais na época de ouro do veículo. É a voz inesquecível de Marge Simpson, do desenho “Os Simpsons”, de Whoopi Goldberg, em “Mudança de Hábito”, da Vovó Fá, em Mulan, de Bette Davis, em vários filmes, entre outras. Também atuou em TV, teatro e cinema.

Marcelo Kischinhevsky é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq. Também é Diretor do Núcleo de Rádio e TV (NRTV), órgão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. É autor dos livros “Rádio e Mídias Sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação” (Ed. Mauad X), “O Rádio sem Onda, Convergência Digital e Novos Desafios na Radiofusão” (Ed. E-papers).

Presidente da Rádio Roquette Pinto (94,1 FM), Thiago Gomide é jornalista, historiador e mestre em Bens Culturais, História e Política pela FGV. Atua como colunista do jornal O Dia e, como podcaster e colunista digital do History Channel, assinou e apresentou a primeira temporada do “HistoryCast", o podcast do History. Atuou também como Coordenador Geral da MultiRio e Coordenador de Projetos na RioFilme.

Cesar Miranda Ribeiro é Presidente do Museu da Imagem e do Som do RJ. Jornalista e radialista, trabalhou décadas na Rede Globo. Trouxe para a gestão pública sua expertise do meio cultural e artístico. Inovou ao criar a Web Rádio MIS RJ, a primeira de um museu do Estado do Rio de Janeiro, e está democratizando o acervo da instituição, com músicas, fotos, e histórias de grandes personalidades da Cultura Brasileira. Revitalizou e abriu as portas do MIS para cariocas e fluminenses com exposições locais e itinerantes, por meio do Edital EXPOMIS - Cultura, Educação e Memória.

A Série Especial 100 anos do Rádio no Brasil está sendo gravada com duas câmeras, para melhorar a qualidade documental do material a ser pesquisado, possibilitando mais opções para as futuras gerações. A mediação do terceiro programa será conduzida pelas jornalistas do MIS RJ, Márcia Benazzi e Tetê Nóbrega, na sede do museu da Praça XV, sem a presença do público.

Sobre a Série Especial 100 Anos do Rádio no Brasil

Em 1966, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional. Esse projeto inicial é o gerador de muitas outras séries, programas ou projetos específicos relacionados às áreas de jornalismo, futebol, arquitetura, dança, MPB, cinema, teatro e rádio, dentre os quais, Setenta Anos de Rádio no Brasil e Memórias do Rádio. A Série Especial 100 anos do Rádio no Brasil vai debater o centenário do rádio com profissionais do meio radiofônico, estudiosos, pesquisadores e historiadores, sempre com a participação de quatro convidados por programa. Lembramos que a gravação fica à disposição do público, nas salas de consultas do MIS, 72 horas depois do término dos depoimentos.

SERVIÇO

Local: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – Praça Luiz Souza Dantas, 1- Praça XV.

Data: 28 de setembro de 2022 (Quarta-feira)

Horário: 15h às 17h, gravação sem a presença do público.

Contatos MIS RJ: gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br & comunicacao@mis.rj.gov.br

Publicado em 26/9/22 por Márcia Benazzi e Tetê Nóbrega