ENCONTRO EMOCIONANTE NO TÉRMINO DA SÉRIE “OS 100 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL”

• 29/09/2022

ENCONTRO EMOCIONANTE NO TÉRMINO DA SÉRIE “OS 100 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL”

“Eu sou o rádio”, “A minha vida é o rádio! ”. Estas são frases pronunciadas pela pioneira Selma Lopes, 70 anos de carreira, 94 de vida, que emocionou seus companheiros de depoimento e a plateia atenta. Ela foi uma das ilustres convidadas presentes ontem, 28 de setembro, no MIS Praça XV, na gravação do programa que encerrou a Série Especial “100 anos do Rádio no Brasil”. Tarde chuvosa, mas inesquecível e iluminada com tanta sabedoria.

A grande profissional vivenciou momentos importantes deste meio de comunicação tão amado do país, faz parte de sua história, e continua atuante. Selma Lopes foi a estrela do encontro, recebeu dos outros depoentes - o professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, Marcelo Kischinhevsky, o presidente da Rádio Roquette Pinto (94,1 FM), Thiago Gomide e o Presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro - carinho e respeito por sua trajetória e destemor. Muito jovem ela veio para o Rio de Janeiro, em busca de seu sonho, sem conhecer a cidade. Autodidata, Selma Lopes fez questão de ressaltar que nunca fez nenhum curso de voz ou canto. O talento transborda nesta profissional que recebeu muito afeto e atendeu, incansável, com muita simpatia, a todos, sempre com um sorriso nos lábios.

A tarde passou rápido. Microfones abertos, palco para depoimentos indispensáveis que viraram parte do acervo MIS e serão pesquisados em um futuro próximo. Conteúdo em que ficou registrado o conhecimento e experiências de quatro apaixonados pelo rádio. Cada um deles contribuindo em suas áreas, seja na academia, como gestores, ou artista, para que o rádio se torne ainda mais forte, mais democrático, pois é mídia que exerce função social relevante para significativa parte da população, que tem dificuldade de acesso a sistemas tecnológicos.

Para finalizar, os conselhos de Selma Lopes, que, docemente, destacou a importância do respeito pelos colegas e do empenho em fazer sempre o melhor. E aproveitamos este gancho para agradecer à equipe de profissionais cedidos pela Rádio Roquette - Pinto, que ajudou o MIS RJ na realização desta gravação: o Coordenador Técnico João Marcelo Gouvêia Lopes, o assessor Wellington Catão e o Chefe da Manutenção, Adenilson Nunes.

A união faz a força e, sem dúvida, faz história.

Publicado em 29/09/22 por Tetê Nóbrega

1. Com Que Roupa