Sábado (26/11), programa de rádio na Roquette-Pinto homenageia o Centenário de Marlene

  • 23/11/2022

Sábado (26/11), programa de rádio na Roquette-Pinto homenageia o Centenário de Marlene

O programa deste sábado(26/11), às 8h45, na Rádio Roquette-Pinto 94,1 FM, “Centenário de Marlene: homenagem do MIS à inesquecível Rainha do Rádio”, produzido e apresentado por Mona Vilardo, responsável pela área cultural e artística do Museu da Imagem e do Som, presta tributo a Marlene uma das maiores cantoras do país!

Os ouvintes terão a oportunidade de escutar um trecho do Depoimento para a Posteridade de Marlene gravado para o MIS RJ em 1985, além de várias músicas que marcaram época, como a primeira marchinha de sucesso, gravada por ela em 1946, “Coitadinho do papai”, que colocou todo mundo pra sambar no Carnaval de 1947.

Mona Vilardo também vai falar sobre o concurso de Rainha do Rádio, iniciado em 1936. Até 1948, a cantora era escolhida por um júri de especialistas da música. Em 1949 – ano em que Marlene foi coroada Rainha do Rádio – as regras do concurso mudaram e o público podia votar na sua cantora predileta. Especialmente nesse ano surgiu o patrocínio das cantoras do rádio, Marlene recebeu um cheque em branco do Guaraná Antártica para comprar votos para sua candidatura. O slogan da campanha dela era “Cada cruzeirinho, um tijolinho” – pois o valor arrecado foi usado para construir o Hospital dos Radialistas. Marlene foi garota-propaganda da Antártica, sendo o rosto do Guaraná Caçula e coroada Rainha do Rádio de 1949.

Músicas que cantarolamos até hoje, grandes sucessos na voz de Marlene, além de histórias e bastidores do universo do rádio são memórias vivas de uma artista genial, uma mulher à frente do seu tempo, que dizia em seus shows, “Eu sou e sempre vou ser uma cantora do povo. Meu negócio é cantar”.

O programa “Centenário de Marlene: homenagem do MIS à inesquecível Rainha do Rádio”, tem a assinatura criativa e brilhante do sonoplasta Renato Alencar! Marque na sua agenda esse encontro com Marlene, “A que canta e samba diferente”, “A incomparável”, “A artista mais artista das artistas do Brasil”: sábado (26/11), às 8h45, na Rádio Roquette-Pinto 94,1FM, e também na Web Rádio MIS RJ, terça-feira (29/11), em três horários: 9h, 15h e 21h!

Publicado em 23/11/22 por Márcia 


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. O Mar Serenou

Clara Nunes

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top5
5. Reconvexo

Maria Bethânia

Oferecimento