EXPOSIÇÃO “RÁDIO NEGRO” INAUGURADA NO MIS PRAÇA XV!

• 24/11/2022

EXPOSIÇÃO “RÁDIO NEGRO” INAUGURADA NO MIS PRAÇA XV!

Emoção, homenagens e simbolismo marcaram a abertura ontem, (23/11), da exposição “Rádio Negro”, que ficará em cartaz de segunda a sexta, das 10h às 17h, no edifício monumental da Praça XV, onde será possível conhecer um pouco da história de célebres artistas negros.

Estiveram presentes a curadora e produtora-executiva Paty Lopes e a equipe do Renascença Clube, responsável pela coordenação do projeto: o presidente Alexandre Xavier; o vice-presidente artístico e cultural João Carlos Martins; a assessora de comunicação Marcia Renault; e o mestre de cerimônias Jorge Jerônimo. A curadora agradeceu a todos que contribuiram para o Renascença Clube, seja por meio da arte, da resistência e do necessário ativismo, sempre levantando a bandeira do Clube.

Evocando a Semana da Consciência Negra e os desafios dos negros “lutando pela liberdade, pelo reconhecimento e igualdade”, Paty Lopes destacou que 2022 é um ano de vitória, pela realização da Exposição “Rádio Negro” e a ocupação do espaço cultural do MIS, emblemático para o Renascença e o negro no Brasil.

O presidente Cesar Miranda Ribeiro, presente no evento, recebeu muitos agradecimentos e reafirmou o compromisso do MIS : “o Museu da Imagem e do Som tem essa obrigação, preservar e mostrar para os jovens qual foi a importância desses brasileiros do passado”.

Durante a tarde alunos do 7º e 8 º anos da Escola Municipal Orlando Villas Boas fizeram uma viagem ao passado, conhecendo diversos gêneros musicais com o professor Nelson Christo, na oficina “100 anos de Vozes Negras no Rádio”.

Baluarte do Renascença Clube, Nanci Rosa, 78 anos, foi homenageada com muito carinho, impressionou com sua fala e ainda lembrou “Os Originais do Samba”: “Vovó não quer casca de coco no terreiro, pra não lembrar do tempo do cativeiro”. Disse tudo!

A exposição “Rádio Negro” valoriza os artistas negros com memórias salvaguardadas no MIS, ícones que merecem o conhecimento de novas gerações. Ficará aberta ao público até 13 de janeiro e a entrada é franca.

Publicado em 24/11/22 por Tetê Nóbrega