HERIVELTO MARTINS : VAMOS LEMBRAR UM GÊNIO DA MPB

  • 30/01/2023

HERIVELTO MARTINS : VAMOS LEMBRAR UM GÊNIO DA MPB

Em 30 de janeiro, há 111 anos, nascia Herivelto Martins, artista eternizado na história da nossa música, o cantor e brilhante compositor de tantas canções inesquecíveis. Astro que teve uma vida intensa, muitos filhos, lembrado pelo episódio que dividiu o público e o mundo artístico, a conturbada separação da estrela Dalva de Oliveira, drama conjugal que gerou duelos musicais, tudo acompanhado e registrado com avidez pelas revistas da época.

Com apenas três anos Herivelto se apresentava, de casaca e declamando versos, nos eventos organizados pelo pai. Aos 18 estava no Rio de Janeiro em busca do sonho de sua carreira artística. Aqui foi palhaço de circo, vendedor e ainda trabalhou em uma barbearia. Nos anos 30, em companhia de Nilo Chagas e Dalva de Oliveira atuou no “Trio de Ouro”, que em sua primeira formação teve imenso sucesso nas rádios e cassinos.

Entre as belas músicas de Herivelto, “Ave Maria no Morro”, “A Felicidade”, “Praça Onze” e “Capital do Samba”.

Herivelto Martins também atuou no cinema, foi presidente do Sindicato dos Compositores do Brasil e inspetor do Ministério do Trabalho.

Avançando no tempo, no início de 1992 Herivelto Martins comemorou seu aniversário de 80 anos na casa do jornalista e pesquisador Ricardo Cravo Albin, no bairro da Urca. Um jantar que reuniu mais de 200 amigos e personalidades da música. Estavam presentes todos os membros da diretoria da Estação Primeira de Mangueira, escola de samba tão amada por ele que ganhou várias canções.

Nas fotos abaixo, preciosidades da Coleção Herivelto Martins: mensagem de Natal enviada por Juscelino Kubitschek, um caderno de dedicatórias de amigos famosos e recibo de donativo ao Centro Espírita fundado por ele, no bairro de Realengo, em 1953.

Para pesquisar o gigante Herivelto Martins, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 30/1/23 por Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento