IVAN LINS DOA ACERVO PARA O MIS RJ

• 03/02/2023

IVAN LINS DOA ACERVO PARA O MIS RJ

O músico Ivan Lins, autor de tantos sucessos inesquecíveis, compositor com músicas gravadas por talentos consagrados como Elis Regina, Simone e Gal Costa, é mais um nome importante que reconhece a responsabilidade e a missão do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro na salvaguarda da nossa cultura. Seu acervo foi doado ao MIS e agora entra em fase de processamento técnico. O leitor ouvinte sabe como funciona o procedimento para doação ao MIS?

Na primeira visita à residência do artista, em 19 de janeiro, a diretora técnica operacional, Ana Carolina, e a responsável pelo setor textual e tridimensional, Eliane Antunes, foram recebidas pelo próprio cantor, que mostrou o material sonoro e audiovisual a ser doado.

Foram onze caixas de papelão com o precioso acervo de 55 fitas de rolo, fitas cassete, LPs, fitas de vídeo em VHS, em Betacam e ainda fotografias em papel, registros no formato digital, partituras e documentos textuais. Nesse encontro o artista ficou a par dos processos necessários para uma doação e informou, satisfeito, que tem a intenção de fazer mais doações no futuro.

Na quarta-feira seguinte, dia 25, Ivan Lins recebeu a proposta de doação e outros documentos para preenchimento e assinatura e assim o seu acervo pôde ser trazido para o MIS. Agora esse material já está na fase de arrolamento, quando as caixas são abertas e o conteúdo doado é listado, separado por tipos de suportes e setores técnicos do Museu, para seleção e avaliação conforme o interesse da instituição. O material só poderá ser disponibilizado para o acesso público após essas várias etapas do processamento técnico da doação.

O MIS agradece a iniciativa de Ivan Lins e está honrado com o recebimento de mais este acervo tão relevante e representativo da identidade musical brasileira.

Publicado em 3/2/ 23 por Tetê Nóbrega