CARMEN MIRANDA NASCEU HÁ 114 ANOS!

  • 09/02/2023

CARMEN MIRANDA NASCEU HÁ 114 ANOS!

Hoje queremos balangandãs coloridos, o impacto visual de seu vestuário, as imensas sandálias de plataforma, muita alegria, aquele sorriso arrebatador e o gestual inconfundível da Pequena Notável. Tudo para lembrar a grande artista que hoje, 9 de fevereiro, há 114 anos, nascia em Portugal para encantar o mundo e marcar a música brasileira.

Voltemos no tempo. Imagine se as distintas senhoras atendidas por uma irrequieta vendedora, Maria do Carmo, de uma loja no centro do Rio de Janeiro, soubessem que estavam diante de uma futura estrela. A moça que seria a primeira mulher a assinar um contrato de trabalho com uma emissora de rádio no Brasil. Aquela que chegaria a ser a artista mais bem paga de Hollywood e ainda uma celebridade eternizada na Calçada da Fama, cenário famoso em Los Angeles. É demais!

Preservamos no MIS muitas preciosidades desta estrela, como uma carta de Carmen Miranda endereçada ao seu grande amigo, Almirante; o folder com a programação de filmes no "Tiffany Theatre", com destaque para o filme "The gang's all here", que aqui recebeu o nome “Entre a Loura e a Morena”, de 1943, com Carmen, Alice Faye, Benny Goodman e Orquestra; a medalha Assis Chateaubriand, que presta homenagem à cantora ; o álbum "The south american way", com três discos de cera, da gravadora Decca e um número especial da “Revista da Musica Popular”, de 1955, inteiramente dedicado à Carmen, com mais de uma centena de fotos e depoimentos de personalidades que manifestaram pesar pela morte da artista, entre elas Almirante, Ary Barroso, Pixinguinha, Dircinha Batista e Sílvio Caldas.

O destaque da playlist de hoje, dez da manhã, na Web Rádio MIS RJ, é o disco “Carmen Miranda, a pequena notável”do SELO MIS! A primeira edição foi feita para ser vendida em beneficio do Museu, antes da inauguração, em 1965. Depois foi lançada uma segunda edição do LP. Mas tem mais sucessos da maravilhosa Carmen, é só dar o play!

Para pesquisar a extraordinária Brazilian Bombshell, que tem graça como ninguém, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 9/2/2023 por Tetê Nóbrega 


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. O Mar Serenou

Clara Nunes

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top5
5. Reconvexo

Maria Bethânia

Oferecimento