VAMOS CELEBRAR CAUBY PEIXOTO, A VOZ ROMÂNTICA QUE CONQUISTOU O BRASIL!

  • 10/02/2023

VAMOS CELEBRAR CAUBY PEIXOTO, A VOZ ROMÂNTICA QUE CONQUISTOU O BRASIL!

“Conceição 

Eu me lembro muito bem

Vivia no morro a sonhar

Com coisas que o morro não tem...”

Lendo o trecho acima lembramos a voz do grande Cauby Peixoto, seu visual com muito lamê, paetês, veludos. O artista sensacional que eternizou “Conceição”, samba-canção de Dunga e Jair Amorim. Cauby, o showman dos blazers brilhantes e inigualáveis nasceu há 92 anos, em uma família musical, e nos deixou em 2016, aos 85 anos. Em quase 70 anos de carreira ele precisou investir em uma imagem marcante: tinha mais de 300 peças de roupa. Dono de muitos sucessos e uma trajetória eclética, passou por vários gêneros musicais. Era chamado carinhosamente de “Professor” no meio artístico.

Cauby trabalhava no comércio e no fim dos anos 40 decidiu participar do programa de calouros da Rádio Tupi. Seu destino era ser um astro: virou ídolo na Rádio Nacional, na época de ouro do rádio. Era perseguido pelas fãs eufóricas que rasgavam suas roupas. O cinema também contou com seu talento. E ele ainda foi chamado de “Elvis Presley brasileiro”. Um luxo!

Vamos ouvir Cauby Peixoto na Web Rádio MIS RJ? Tem playlist hoje, 10 da manhã, com joias do LP “Superstar”, álbum lançado pela Odeon em 1972. No repertório, músicas de Tom Jobim, Roberto e Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque e Vinícius de Moraes, entre outras feras. O disco “Os grandes sucessos de Cauby Peixoto”, da RCA, também está na nossa seleção musical, com bolero, tango, samba-canção , fox e balada. Toda a versatilidade do interpréte.

Para pesquisar este cantor de estilo inconfundível, uma das vozes mais importantes da MPB, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 10/2/2023 por Tetê Nóbrega 


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. O Mar Serenou

Clara Nunes

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Marinheiro Só

Clementina de Jesus

top5
5. Reconvexo

Maria Bethânia

Oferecimento