MIS RJ REVERENCIA HENRIQUE FORÉIS DOMINGUES, O ALMIRANTE!

  • 19/02/2023

MIS RJ REVERENCIA HENRIQUE FORÉIS DOMINGUES, O ALMIRANTE!

O caro ouvinte leitor conhece bem a música popular brasileira? Então diga um nome fundamental. Se a resposta foi Almirante, acertou! Se estivéssemos na era de ouro do rádio, certamente ganharia um prêmio, dado por ele, “a mais alta patente do rádio”. O homem que misturou trabalho e paixão, nos deixou um importante legado e nasceu em 19 de fevereiro, há 115 anos.

Intérprete, compositor, locutor, produtor radiofônico e pesquisador, Almirante concedeu seu “Depoimento para a Posteridade” ao MIS em 1967, época em que o grande Ricardo Cravo Albin era presidente. O radialista Paulo Roberto, membro do Conselho de Música Popular Brasileira do MIS, presente no dia, afirmou que o depoente “sempre foi um depósito vivo de músicas populares”. E acredite, na época em que Almirante entrou para o rádio, em 1928, sentiu vergonha. Como ele mesmo relatou, “todo mundo pensava que quem trabalhava em rádio era meio vagabundo”. Veja só! Almirante era gênio.

Almirante foi o menino que descobriu o gosto pela literatura lendo Eça de Queiroz; o jovem que trabalhou na famosa Casa Cruz, uma das mais tradicionais papelarias da cidade do Rio de Janeiro; o cantor que promoveu inovações na percussão, abrindo espaço para os ritmistas nas gravadoras; o autor de uma relevante biografia de Noel Rosa; o grande amigo de Carmen Miranda; o inovador dos programas de rádio, que ao entrar como cantor para a Rádio Nacional, em 1938, já estava cheio de ideias revolucionárias; o pesquisador que comprou fichas, armários, livros e até uma casa para organizar e guardar seu imenso arquivo; o artista que dublou histórias infantis e foi o temido Lobo Mau, de Chapeuzinho Vermelho, e o Espelho Mágico, em Branca de Neve. E muito mais. A lista poderia continuar.

O MIS tem o orgulho de salvaguardar a “Coleção Almirante”: partituras, fotos, roteiros de programas, instrumentos musicais, livros, discos, cartas de ouvintes e o Depoimento para a Posteridade, já citado. O heróico Almirante ainda trabalhou no MIS cuidando do próprio acervo e atendendo ao público.

Vale conhecer a trajetória de Almirante: é só escutar os episódios sobre ele do programa “MIS na Magia do Rádio”, acessando a aba “Podcasts”, da Web Rádio MIS RJ ou pelo Spotify mis rio.

Entre as fotos que ilustram esta notícia, uma charge publicada na revista Jornal das Moças, em setembro de 1938.

Para pesquisar Almirante, que foi incrível, fantástico e extraordinário, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 19/02/23 por Tetê Nóbrega  


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Festival Silvio Caldas

Propaganda

top2
2. Chicle de Bola Ping Pong

Propaganda

top3
3. Sonrisal

Propaganda

top4
4. Melhoral

Propaganda

top5
5. Leite de Magnésia

Propaganda

Oferecimento