MIS RJ CELEBRA ISAURINHA GARCIA E OSCARITO!

  • 26/02/2023

MIS RJ CELEBRA ISAURINHA GARCIA E OSCARITO!

Hoje, 26 de fevereiro, comemoramos o centenário de nascimento de Isaurinha Garcia, a “Personalíssima”, apelido dado pelo apresentador Blota Júnior. Com marcantes olhos azuis, foi uma grande estrela da era de ouro do rádio. Sua voz inconfundível e personalidade forte fizeram história.

“Graciosa, afável, bonita como sempre”, elogiada em matéria da revista Radiolar, do início da década de 50, Isaurinha Garcia nasceu na Rua da Alegria, no Brás, em São Paulo, era sobrinha do famoso pintor modernista José Pancetti. Em 1937, como caloura, interpretando o clássico Camisa Listada, de Assis Valente, levou o primeiro lugar no Programa de Otávio Gabus Mendes, na Rádio Record. A contratação veio no ano seguinte. Em 1941 lançou seu primeiro disco. Vieram outros e muitos sucessos. Em 1945, a consagração chega com o samba Mensagem, de Aldo Cabral e Cícero Nunes. “Quando o carteiro chegou, e o meu nome gritou, com uma carta na mão...” virou um clássico de sua trajetória.

Isaurinha foi a primeira “Rainha do Rádio Paulista”, eleita em 1953. Também foi a “Rainha da Noite” e “Rainha dos Taxistas”. Considerada a “Edith Piaf” brasileira, era intensa. Teve uma relação apaixonada e conturbada com o músico Walter Wanderley. Com mais de 50 anos de carreira, Isaurinha Garcia foi uma mulher à frente de seu tempo e está eternizada como uma das maiores cantoras da MPB.

Da música... para o humor! Na arte de fazer rir tivemos e temos artistas sensacionais. Entre os grandes representantes do humor brasileiro, vamos lembrar hoje, no Dia do Comediante, de Oscarito, ou melhor, Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz, que tem coleção salvaguardada no MIS. Nome imenso, proporcional ao talento. Aos cinco anos ele estreou vestido de índio no circo em que sua mãe e irmã trabalhavam. Foi acrobata, trapezista, galã, palhaço, atuou em comédias, dramas, farsas e no teatro de revista formou, com Araci Côrtes, uma dupla célebre. No cinema fez grande sucesso nas produções da Atlândida. Na história da chanchada está a marca da parceria com Grande Otelo. Em 1935, no filme Noites Cariocas, estreavam os atores que seriam a maior dupla de comédia do cinema brasileiro. Grande Otelo, em documento mostrado abaixo, afirmou: “Em geral, nossas cenas eram encenadas duas ou três vezes e filmadas uma ou duas vezes, tal o nosso entrosamento artístico e capacidade de improvisação que sempre agradou aos diretores.”

A trajetória de Oscarito é muito rica. Ele chegou a ser convidado para trabalhar em Hollywood, mas recusou várias vezes. Sorte nossa. Afinal, como ele mesmo disse, em documento que também exibimos abaixo, da Coleção Oscarito, “Sou ou não sou o ‘malandro carioca’?”.

Para pesquisar a cantora Isaurinha Garcia e ainda talentos que fizeram o Brasil gargalhar, da Coleção Rádio Nacional, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 26/2/23 por Tetê Nóbrega


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento