Presidente do MIS RJ participa de inauguração de Exposições no MIS SP
- 03/03/2023

A convite do diretor-geral do MIS SP, Marcos Mendonça, o presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, participou da inauguração das Exposições "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" e "Rádio no Brasil", na tarde de ontem(2/3), na capital paulista, acompanhado do seu chefe-de-gabinete, Ariston Moraes.
"Participar da inauguração de duas exposições dessa grandeza foi muito importante, demonstra um alinhamento entre as duas instituições, uma parceria que se iniciou em 2021 e tende a se consolidar ainda mais. As exposições contam importantes acontecimentos sobre o centenário do rádio no Brasil, e dão destaque, merecidamente, para o pioneirismo do padre Landell. Durante o evento tive o prazer de conhecer e conversar com a sobrinha neta do padre Landell, Maria Isbela Gerth Landell de Moura. As exposições conversam entre si harmoniosamente . O MIS RJ salvaguarda importante conteúdo desse período, a Coleção da Rádio Nacional, líder de audiência por mais de duas décadas, que contribuiu para que o fenômeno rádio alcançasse as mais distantes regiões brasileiras, despertando o interesse de todas as classes sociais", afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.
As exposições, "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" e "Rádio no Brasil", estão descritas no texto de apresentação, assinado pelo diretor-geral do MIS SP, Marcos Mendonça, destacando a contribuição pioneira do padre Landell - "Especialmente focado em conseguir a transmissão de voz sem a necessidade de fios condutores, estava o padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura. Ele nasceu no Rio Grande do Sul, e também exerceu atividades religiosas em São Paulo, onde, em 1899, realizou, pela primeira vez no mundo, a transmissão de voz e música por ondas eletromagnéticas." E, valorizando também o rico material expositivo sobre o rádio que "permite percorrer, de maneira interativa, uma linha do tempo que inclui diversos programas memoráveis, como O Programa Casé, Calouros em desfile, Um milhão de melodias, Repórter Esso, e radionovelas, como Em busca da felicidade, Jerônimo, o herói do sertão, O direito de nascer, entre outras. Também será possível conhecer ou relembrar diversas canções e temas que emanavam de aparelhos de rádio por meio das vozes de cantores e locutores, que despertavam paixão e a imaginação dos ouvintes. Do humor à publicidade, dos esportes ao radiojornalismo, não houve aspecto da sociedade que não tenha chegado aos ouvintes por meio das ondas de rádio".
Fica a dica da Web Rádio MIS RJ, quando for a São Paulo não deixe de visitar as Exposições "Padre Landell: o homem que inventou o futuro" e também "Rádio no Brasil", de 3 de março a 16 de abril de 2023, de terça a sexta, de 11h às 20h; finais de semana e feriados de 10h às 19h, no Espaço Expositivo 1º andar - MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa! Classificação livre e entrada gratuita!
Publicado em 3/3/23 por Márcia Benazzi