FILME “TERRA EM TRANSE”, CLÁSSICO DO CINEMA BRASILEIRO, NA REABERTURA DA SALA GLAUBER ROCHA NO MIS RJ

  • 15/03/2023

FILME “TERRA EM TRANSE”, CLÁSSICO DO CINEMA BRASILEIRO, NA REABERTURA DA SALA GLAUBER ROCHA NO MIS RJ

Na tarde de ontem (14/3), com pipoca e cultura, o MIS RJ reabriu as portas da Sala Glauber Rocha, em uma bela homenagem ao cineasta baiano que revolucionou o Cinema Brasileiro, um dos responsáveis pelo movimento de vanguarda intitulado “Cinema Novo”!

Para o presidente do Museu da Imagem e do Som, Cesar Miranda Ribeiro, “o MIS cumpre o seu papel quando reabre as portas da Sala Glauber Rocha para os cariocas e fluminenses. O museu sempre foi vanguarda, desde a sua criação em 1965, irradiador de cultura para o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil. Com esse espaço entregue novamente para o público, mantemos a tradição de democratização do acervo e das suas sedes”.

O longa-metragem “Terra em Transe”, em preto e branco, de 106 minutos de duração, continua impactando os espectadores mais de cinquenta anos após o seu lançamento, em maio de 1967. O roteiro que leva a assinatura do gênio incompreendido Glauber, conta a história do senador Porfírio Diaz, interpretado magistralmente por Paulo Autran, que detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém, existem diversos homens que querem este poder e decidem enfrentá-lo. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins, com o ator Jardel Filho, muito bem dirigido por Glauber, ao perceber as reais intenções do senador Porfírio, muda de lado, abandonando seu antigo protetor. O filme enfrentou problemas com a censura e foi proibido, em abril de 1967, em todo o território nacional.

A ficha técnica de “Terra em Transe” reuniu nomes importantes da cinematografia nacional, com a direção de fotografia a cargo de Luís Carlos Barreto e Dib Lufti; música de Sérgio Ricardo; montagem de Eduardo Escorel; produtores associados Zelito Viana, Luís Carlos Barreto, Cacá Diegues, Raimundo Wanderley e o próprio Glauber.

Publicado em 15/3/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento