REABERTURA DO MIS LAPA E INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “ Trilhas da memória: uma viagem pela história e cultura do MIS RJ”

  • 21/03/2023

REABERTURA DO MIS LAPA  E INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “ Trilhas da memória: uma viagem pela história e cultura do MIS RJ”

Ontem (20/3), o MIS RJ reabriu as portas para o público após reformas de melhorias na sede Lapa! A inauguração da nova exposição de longa duração, “Trilhas da memória: uma viagem pela história e cultura do MIS RJ”, contou com as presenças da Subsecretária de Planejamento e Gestão, Rosemary Costa, representando a Secretária de Cultura, Danielle Barros; do presidente da FUNARJ, Jackson Emerick; e da Coordenadora de Museologia na Superintendência de Museus (SECEC RJ), Ingrid Fioranti.

“O compromisso da minha gestão é entregar para a sociedade um museu vivo, que dialoga com o passado, marca o presente com ações criativas, e vislumbra projetos inovadores para o futuro. O público terá a oportunidade de ver diversos instrumentos musicais, como o violão tenor do Garoto, o cavaquinho de Waldir Azevedo, o clarinete e o saxofone de Abel Ferreira, o bandolim de Jacob do Bandolim, além de conhecer a história de cada um deles e dos seus respectivos donos. Como guardiães destes tesouros, sentimos orgulho quando compartilhamos com cariocas e fluminenses as pérolas da nossa instituição”, afirmou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

A exposição de longa duração “Trilhas da memória: uma viagem pela história e cultura do MIS RJ”, aborda a trajetória inovadora do museu, idealizado pelo Governador Carlos Lacerda, por ocasião das comemorações do IV Centenário do Rio de Janeiro; os projetos que tem a marca registrada do MIS RJ, como a série “Depoimentos para a Posteridade”, criada por Ricardo Cravo Albin em 1966, com registros da história oral de personalidades da cultura brasileira, assim como o Selo MIS, produções fonográficas que imortalizaram a voz de intérpretes e compositores da Música Brasileira; e objetos que contam essas histórias em imagens e sons, como câmeras fotográficas das décadas de 40 e 50, filmadora da década de 30, gravador de fita de rolo e Rádio Phillips com cinco válvulas. Um grande painel com o Jogo da Memória Selo MIS, proposta inédita e interativa, permite ao visitante conhecer um pouco mais sobre a história do museu.

Que tal vir ao MIS Lapa com a sua família e se encantar com duas mostras incríveis? Isso mesmo, o museu está de portas abertas com as exposições: “Trilhas da memória: uma viagem pela história e cultura do MIS RJ”, e “Nossas sensações não são nossas”, um encontro entre a arte contemporânea, música e carnaval através dos tempos, exaltando a origem negra da festa popular. Anote na agenda para não esquecer! Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Sede Lapa, Rua Visconde de Maranguape, nº 15, de segunda a sexta, das 10h às 17h, entrada franca!

Publicado em 21/03/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento