O MIS RJ REVERENCIA DONA IVONE LARA

  • 13/04/2023

O MIS RJ REVERENCIA DONA IVONE LARA

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro reverencia Dona Ivone Lara, na data especial de hoje, 13 de abril, nascimento da Rainha do Samba. Compôs sua primeira música aos 12 anos, foi a primeira mulher a fazer parte de uma ala de compositores de uma escola de samba e a primeira mulher a vencer uma disputa de samba enredo, em 1965, com o samba “Cinco bailes da História do Rio”, para a Império Serrano.

Marcou a história do samba de uma forma muito especial, pioneira, cantava, tocava instrumentos, compunha. Sua história e suas memórias estão salvaguardadas no MIS RJ em dois Depoimentos para a Posteridade gravados em 30 de junho de 1978 e 23 de julho de 2008. Em um deles, inicia assim, com a sua voz doce : “Nasci em Botafogo, 1922, no dia 13 de abril. O meu ambiente foi muito descontraído, musical mesmo”. A imprensa deu destaque para o evento que aconteceu na sede do MIS Praça XV, e contou com as presenças dos amigos, o produtor Adelzon Alves, do compositor Hermínio Bello de Carvalho, e da cantora Lecy Brandão.

E toda a sua musicalidade, carioca, de raiz, está documentada no acervo do museu, são mais de 400 itens mencionando a Grande Dama do Samba, como partituras, fotos, jornais, discos e vídeos.

Para pesquisar sobre Dona Ivone Lara, reverenciada em todo o Brasil, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 13/4/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento