QUARTO PAPO DE GALERIA DEBATEU SOBRE RELIGIÃO E MEMÓRIA NO MIS RJ
- 10/05/2023

O quarto “Papo de Galeria” da Exposição “Nossas Sensações Não São Nossas”, aconteceu sexta (5/5), sede do MIS Lapa, e debateu durante duas horas a temática “Religião e Memória”.
“Estamos muito satisfeitos com as ações desenvolvidas pelos organizadores da exposição ao longo dos últimos meses, foi enriquecedor para nós do museu e para o público que participou e prestigiou os eventos aqui na nossa sede da Lapa”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
Com o tema “Religião e Memória” foram discutidos o papel social das religiões de matriz afro brasileira, tendo como ponto de partida a importância da organização dos terreiros, e demais espaços de devoção, enquanto comunidades, refletindo sobre como esses espaços e seus agentes estão intrinsecamente ligados à construção da cultura nacional. A mediação foi realizada por Zeza Barral, Mestre em Antropologia pela UnB, doutora em Antropologia pelo PPGSA/ IFCS/ UFRJ, criadora e pensadora de imagens com e sobre as culturas negras em diáspora no Brasil.
Participaram do “Papo de Galeria”, como convidados: Gracy Mary Moreira, presidente e coordenadora dos projetos “Casa da Tia Ciata”, membro do Comitê Gestor do Cais do Valongo Patrimônio da Humanidade, e membro gestor das “Baianas de Acarajé”, além de extensa atuação na área cultural em diversos outros projetos. Victor Emanuel, pai pequeno, é presidente do Terreiro Abassa de Matamba, na zona oeste do Rio de Janeiro. Encontrou o seu caminho na fé, que o ajuda a compreender o mundo e a nossa função na vida. As fotografias do seu Terreiro foram clicadas por Guga Ferreira e integram a exposição. Thiago Azeredo é pai pequeno do Templo do Vale do Sol e da Lua, Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública(Ensp/Fiocruz), e professor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).
O evento, gratuito, integrou o projeto educativo da Mostra, coordenado por Bruna Lustosa e Lucas Rodrigues. A Exposição “Nossas sensações não são nossas”, que explora a relação do acervo do MIS RJ, arte contemporânea e o carnaval, exaltando a origem negra da festa, tem curadoria de Ana Paula Rocha. Uma ótima notícia é a prorrogação da exposição até o dia 12 de maio! O público tem até sexta-feira para apreciar e se encantar com essa criativa produção, das 10h às 17h, mezanino do MIS, Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa. Esperamos vocês, entrada franca!
Publicado em 10/5/23 por Márcia Benazzi