ÚLTIMO PAPO DE GALERIA NO MIS RJ ENCERROU AS ATIVIDADES EDUCATIVAS DA EXPOSIÇÃO “NOSSAS SENSAÇÕES NÃO SÃO NOSSAS”!

  • 16/05/2023

ÚLTIMO PAPO DE GALERIA NO MIS RJ ENCERROU AS ATIVIDADES EDUCATIVAS DA EXPOSIÇÃO “NOSSAS SENSAÇÕES NÃO SÃO NOSSAS”!

Foi o quinto “Papo de Galeria”, último de uma série semanal de encontros organizado pela Exposição “Nossas Sensações Não São Nossas”, que aconteceu sexta (12/5), na sede do MIS Lapa, e debateu sobre “Afrovisualidades na arte contemporânea”.

“Os cinco temas apresentados no Papo de Galeria, como parte da programação educativa da mostra, que se encerrou na sexta-feira passada, dia 12 de maio, foram muito bem debatidos e contemplaram diferentes aspectos da temática expositiva, explorando a relação do acervo do MIS RJ com o carnaval, arte contemporânea, exaltando a origem negra da festa”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Com o tema “Afrovisualidades na arte contemporânea”, foram discutidas a produção artística na qual pessoas negras, não-brancas e afroindígenas são sujeitos e pilares na promoção de reflexões. Qual o atual status dessas presenças na cultura visual brasileira? É possível identificar linhas de pesquisa e principais objetos de estudo? Quais as formas de articulação dos jovens artistas advindos de fora dos circuitos hegemônicos de produção? Todos esses questionamentos foram conduzidos pela mediadora Ana Paula Rocha, curadora da Exposição, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ), bacharel em museologia pela UNIRIO. Atualmente pesquisa a circulação de arte contemporânea produzida por artistas negros e não-brancos em mídias digitais. Integra também o Laboratório de Estudos da Cidade(Urbano/UFRJ), com pesquisa sobre carnaval e antropologia urbana.

Participaram do quinto e último “Papo de Galeria”, como convidados: Janaina Damaceno, antropóloga e professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf/ Uerj), e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCult/ UFF) onde coordena o "Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: Políticas da Imagens Negras". É também Curadora adjunta da Exposição "No Verbo do Silêncio, a Síntese do Grito", do fotógrafo Walter Firmo no IMS/ Paulista e no CCBB; e Marcelo Campos, curador-chefe do Museu de Arte do Rio (MAR) e doutor em Artes Visuais pela UFRJ. Atualmente é professor associado da UERJ, professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Artes/UERJ, e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte/PPGHA/UERJ. Atua com arte contemporânea brasileira, antropologia da arte e afrobrasilidade.

O evento, gratuito, encerrou o projeto educativo da Exposição “Nossas sensações não são nossas”, que ficou em cartaz no MIS RJ, sede Lapa, de 17 de março até 12 de maio de 2023.

Publicado em 16/5/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento