MIS RJ DE PORTAS ABERTAS PARA OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

  • 17/05/2023

MIS RJ DE PORTAS ABERTAS PARA OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Hoje (17/5), os alunos da Universidade Estácio de Sá, campus Maracanã, estiveram no Museu da Imagem e do Som, sede Praça XV, para conhecerem a Coleção Augusto Malta, uma das mais ricas, com cerca de 30 mil itens.

“O MIS está de portas abertas para cariocas e fluminenses descobrirem, nos mais diversos acervos da nossa instituição, a história da Cultura Brasileira, e o fotógrafo Augusto Malta é um dos expoentes da memória do nosso estado, que salvaguardamos com muito orgulho”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.

Acompanhados pela professora Adelaide Chao, coordenadora da AGECINE- Agência Experimental de Cinema e Produção Audiovisual, os alunos conheceram a sede centenária do MIS Praça XV, como parte das atividades extracurriculares, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre o patrimônio, memória e cidade. O evento foi coordenado por Aline Soares, responsável pelo Setor Acadêmico do museu.

Daiane Lopes, responsável pelo setor iconográfico, explicou como tratar os acervos fotográficos para que se mantenha ao máximo a sua vida útil. Também disponibilizou para esta visita, alguns itens originais da Coleção Augusto Malta, uma das primeiras coleções adquiridas na época da fundação do MIS RJ, em 1965.

No mês do aniversário de Augusto César Malta de Campos, que nasceu em 14 de maio de 1864, em Alagoas, e se mudou para o Rio de Janeiro com 24 anos, é importante ressaltar a sua trajetória profissional. Malta foi o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Distrito Federal, contratado por Pereira Passos, e registrou as grandes transformações urbanísticas e arquitetônicas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro, no período entre 1903 e 1936, como o desmonte do Morro do Castelo, a abertura da Avenida Central, a Exposição Nacional de 1908 e a Exposição Internacional de 1922, em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil, inclusive, fotografando a construção do prédio da primeira sede do MIS, na Praça XV, na época, o Pavilhão do Distrito Federal.

Para conhecer mais sobre Augusto Malta, cronista visual do Rio de Janeiro, que fotografou o dia-a-dia da cidade no século XX, como os carnavais, batalhas de corsos, personalidades, além dos aspectos sociais, como o surgimento das favelas, em obra de inestimável valor histórico para a preservação da memória, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 17/5/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento