TROCA DE SABERES E MUITAS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO SEMINÁRIO DO MIS RJ

  • 24/05/2023

TROCA DE SABERES E MUITAS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NO SEMINÁRIO DO MIS RJ

Auditório cheio, convidados especiais, público participativo. Foi uma tarde repleta de troca de saberes, muitas experiências compartilhadas e interação contagiante. O Seminário “As práticas de sustentabilidade e bem-estar nos espaços museais, escolares e comunitários”, na sede do MIS, Praça XV, quinta passada (18/5), fez parte da programação da 21a Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ, deu as boas vindas aos presentes e abriu o evento dizendo que o museu se fortalece com iniciativas como essa, quando promove seminários, debates, ampliando o intercâmbio de saberes, fomentando a pluralidade de ideias.

Na primeira mesa debatedora, o agrônomo e educador ambiental Jay Amstel, falou sobre os desafios para alimentar a crescente população urbana, reduzir os impactos ambientais, fortalecer a resiliência e a circularidade, e evitar a perda da biodiversidade. Em seguida, Patricia Dorneles, professora de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentou a temática Acessibilidade Cultural e a Agenda 2030.

A segunda mesa debatedora começou com a apresentação do professor de educação física, Ruan Melo da Cunha, sobre o Projeto Favela Tênis, que idealizou e implementou no Complexo do Alemão, onde reside, e tem como objetivo atuar na transformação social, promovendo saúde e qualidade de vida para crianças e jovens moradores da comunidade. Logo depois foi a vez da apresentação de Regina Teixeira da Silva, pedagoga e arteterapeuta e Julio Muniz, psicólogo e redutor de danos, falarem sobre as vivências de arte e cultura com pessoas em vulnerabilidade social no Instituto Lar. O público participou ativamente de todas as mesas com perguntas, trocas de experiências, sugestões e relatos de vivências.

O evento foi encerrado por duas servidoras do MIS, Aline Soares, responsável pelo Setor de Estudos Acadêmicos, que falou sobre educação museal e a experiência do MIS RJ, e Mona Vilardo, gerente cultural e artística, que mobilizou a plateia com uma aula musical interativa, alegre e descontraída.

Estiveram presentes ao Seminário “As práticas de sustentabilidade e bem-estar nos espaços museais, escolares e comunitários”, Valquíria Salgado Quilici, Coordenadora-Geral Substituta do Centro Técnico Audiovisual, acompanhada de Sérgio Luiz Arena e Natália de Castro, ambos do CTAv.

Publicado em 24/5/23 por Márcia Benazzi 



#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento