INÉDITA TRANSMISSÃO AO VIVO PELA WEB RÁDIO MIS RJ FESTEJA A SEMANA DA SANFONA

• 26/05/2023

INÉDITA TRANSMISSÃO AO VIVO PELA WEB RÁDIO MIS RJ FESTEJA A SEMANA DA SANFONA

Pela primeira vez, a Web Rádio MIS RJ, transmitiu ao vivo, oficialmente, um evento do Museu da Imagem e do Som! Em tarde de lançamento de livro e roda de sanfona, o público presente ontem (25/5), na sede Lapa, foi contagiado pela alegria das interpretações musicais de Rodrigo Ferrero e Tibor Fittel, de clássicos dos mestres sanfoneiros brasileiros.

“O MIS sempre teve essa vocação, de reunir pessoas em torno da celebração da cultura popular. A Semana da Sanfona começou muito bem com duas playlists na Web Rádio, de sanfoneiros que são verdadeiras lendas nacionais, Sivuca, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Oswaldinho. Os internautas também puderam acompanhar as publicações diárias das nossas mídias sociais sobre o universo da sanfona. E culminou com o evento gratuito, aberto ao público, do lançamento do livro e show dos sanfoneiros. Cada ação dessa, compartilhando com a sociedade a riqueza que o museu salvaguarda, sejam músicas, notícias, fotos, vídeos, é um passo a mais para fazer a roda da cultura girar e avançar”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

O livro “Um pra mim, um pra tu, um pra eu”, lançado pela Editora Multifoco, coletânea de peças didáticas para sanfona, faz parte da conclusão do mestrado em Música (acordeom/sanfona) pela UNIRIO(PROEMUS), do músico, maestro e professor de sanfona, Rodrigo Ferrero. Por diversas vezes, durante a apresentação musical, agradeceu o acolhimento do museu e a divulgação do trabalho, sempre com um largo sorriso no rosto. “Gente, que bom que vocês estão aqui, obrigada pela presença de todos, podendo cantar juntos. Eu falei ainda pouco que a minha primeira formação é como regente de coral, eu adoro ouvir o povo cantando e, pra mim, é uma satisfação grande quando a gente canta junto. Eu quero agradecer mais uma vez ao MIS, por ter aberto as portas pra mim, que honra tá aqui, num espaço tão bonito, com obras icônicas, com tanto acervo lindo que vocês tem, com tanto esmero, com tanto cuidado, muito obrigada. Agradeço também ao Tibor Fittel que está aqui me apoiando, tocando lindamente, eu sou fã do Tibor. Eu ouvi primeiro falar dele por uma aluna, fazendo grandes elogios, quando ouvi tocar, meu Deus, um craque, um cracasso, tô aprendendo com você sempre”, disse Rodrigo Ferrero.

O amigo sanfoneiro Tibor Fittel, é pianista, acordeonista, compositor, arranjador, Bacharel em Piano pela UFRJ e Mestre em Ensino das Práticas Musicais na UNIRIO. Acompanhou com maestria Rodrigo Ferrero em clássicos do cancioneiro popular nordestino. Mona Vilardo, cantora e atriz, gerente cultural do MIS RJ, organizadora do evento, deu uma canja em duas lindas canções, verdadeiros hinos de beleza poética, “De volta pro meu aconchego” e “Que nem Jiló”, animando o coro do público a soltar a voz! Em quase duas horas de show, Rodrigo e Tibor foram muito aplaudidos e acompanhados bem de perto pela plateia num clima de encantamento emocionante. Tocaram e cantaram músicas homenageando os grandes sanfoneiros do país, em uma reverência aos Mestres que escreveram com talento, sonoridade e criatividade, a história da sanfona no Brasil.

A transmissão oficial, ao vivo, pela Web Rádio MIS RJ, foi acompanhada por muitos internautas. A coordenação ficou a cargo da gerente de produção, Márcia Benazzi, tecnologia da informação, André Luis Pereira, cinegrafista Levy Bianchi. É importante lembrar que o MIS RJ salvaguarda em diferentes Coleções, mais de mil itens relacionados com a cultura da sanfona. São publicações textuais, recortes de jornais, livros, partituras, discos, músicas, fotos e vídeos, que registram a história da sanfona, símbolo do Nordeste Brasileiro, e dos seus Mestres Sanfoneiros. Agora mais um item foi incorporado ao acervo, o livro “Um pra mim, um pra tu, um pra eu”, doado com linda dedicatória por Rodrigo Ferrero à Biblioteca Almirante. Para o público pesquisar esse maravilhoso material, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 26/5/23 opor Márcia Benazzi