PRESIDENTE DO MIS NO CENTENÁRIO DO PALÁCIO PEDRO ERNESTO
- 03/08/2023

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, participou da solenidade de abertura das Comemorações do Centenário do Palácio Pedro Ernesto, terça-feira (1/8), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
O evento realizado no plenário Teotônio Villela, contou com as presenças do governador Cláudio Castro, do prefeito Eduardo Paes, e de autoridades importantes do legislativo e judiciário carioca. Durante a cerimônia, dez autoridades do Rio de Janeiro foram agraciadas com a Medalha Comemorativa do Palácio Pedro Ernesto.
O Palácio Pedro Ernesto, que completou 100 anos no mês de julho, integra o Quadrilátero Cultural da Cinelândia, juntamente com a Biblioteca Nacional, Theatro Municipal, Cine Odeon, e o Centro Cultural da Justiça Federal. A Lei nº 7.895/2023, de autoria do vereador Carlo Caiado, sancionada pelo governador Cláudio Castro, tem como objetivo promover eventos e a integração entre os prédios históricos, revitalizando o Centro do Rio com manifestações artísticas e culturais.
O MIS RJ possui os registros históricos feitos por Augusto Malta, o fotógrafo oficial da prefeitura de Pereira Passos, que documentou as transformações urbanas da então capital federal nos primeiros anos do século XX. Uma dessas fotos é o belíssimo conjunto arquitetônico do Palácio Pedro Ernesto, de estilo eclético com elementos neoclássicos, que está disponível para consulta na Coleção Augusto Malta.
Para pesquisar o rico material produzido por Malta, o cronista visual da cidade do Rio de Janeiro, como o desmonte do Morro do Castelo, o surgimento das favelas, a abertura da Avenida Central, Exposição Nacional de 1908, Exposição Internacional de 1922, em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil, os carnavais do Rio, os corsos e as batalhas das flores, obra de inestimável valor histórico para a preservação da memória da cidade, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 3/8/23 por Márcia Benazzi