MIS RJ PARTICIPOU DA REABERTURA DO MUSEU CARMEN MIRANDA

  • 07/08/2023

MIS RJ PARTICIPOU DA REABERTURA DO MUSEU CARMEN MIRANDA

Convidado pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, participou sexta-feira (4/8), da cerimônia de reabertura do Museu Carmen Miranda.

Criado oficialmente em 1956, foi inaugurado vinte anos depois, em 1976. Fechado novamente em 2013, passou por obras de revitalização do espaço, e está novamente de portas abertas para a alegria de todos os cariocas, fluminenses, brasileiros e estrangeiros. Projetado por Affonso Reidy e localizado no coração do Flamengo, bairro da Zona Sul Carioca, o Museu Carmen Miranda, compartilha com o público o acervo da “Pequena Notável”, de mais de três mil itens, dentre fotografias, roupas, seus icônicos turbantes, e que contam a trajetória da portuguesa Maria do Carmo que se transformou na extraordinária Brazilian Bombshell.

O evento celebrou a estreia da exposição “Viva Carmen”, com curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e Heloisa Seixas, e contou com a performance de Juliana Maia.

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem muitas riquezas e pérolas da grande estrela, como uma carta de Carmen Miranda endereçada ao seu grande amigo, Almirante; o folder com a programação de filmes no "Tiffany Theatre", com destaque para o filme "The gang's all here", que aqui recebeu o nome “Entre a Loura e a Morena”, de 1943, com Carmen, Alice Faye, Benny Goodman e Orquestra; a medalha Assis Chateaubriand, que presta homenagem à cantora ; o álbum "The south american way", com três discos de cera, da gravadora Decca e um número especial da “Revista da Musica Popular”, de 1955, inteiramente dedicado à Carmen, com mais de uma centena de fotos e depoimentos de personalidades que manifestaram pesar pela morte da artista, entre elas Almirante, Ary Barroso, Pixinguinha, Dircinha Batista e Sílvio Caldas.

Para pesquisar sobre a artista que encantou o mundo e marcou a música brasileira, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

O Museu Carmen Miranda é administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro (FUNARJ), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ), fica localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, Flamengo. Aberto ao público de segunda a sexta, das 11 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h, com entrada gratuita!

Publicado em 7/8/2023 por Márcia Benazzi 


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. Raça

Milton Nascimento

top3
3. Marinheiro Só

Clamentina de Jesus

top4
4. Filhos de Gandhi

Gilberto Gil

top5
5. Yáfrica

Leci Brandão

Oferecimento