MIS RJ PARTICIPOU DA REABERTURA DO MUSEU CARMEN MIRANDA

  • 07/08/2023

MIS RJ PARTICIPOU DA REABERTURA DO MUSEU CARMEN MIRANDA

Convidado pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, participou sexta-feira (4/8), da cerimônia de reabertura do Museu Carmen Miranda.

Criado oficialmente em 1956, foi inaugurado vinte anos depois, em 1976. Fechado novamente em 2013, passou por obras de revitalização do espaço, e está novamente de portas abertas para a alegria de todos os cariocas, fluminenses, brasileiros e estrangeiros. Projetado por Affonso Reidy e localizado no coração do Flamengo, bairro da Zona Sul Carioca, o Museu Carmen Miranda, compartilha com o público o acervo da “Pequena Notável”, de mais de três mil itens, dentre fotografias, roupas, seus icônicos turbantes, e que contam a trajetória da portuguesa Maria do Carmo que se transformou na extraordinária Brazilian Bombshell.

O evento celebrou a estreia da exposição “Viva Carmen”, com curadoria do escritor e biógrafo da artista, Ruy Castro, e Heloisa Seixas, e contou com a performance de Juliana Maia.

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem muitas riquezas e pérolas da grande estrela, como uma carta de Carmen Miranda endereçada ao seu grande amigo, Almirante; o folder com a programação de filmes no "Tiffany Theatre", com destaque para o filme "The gang's all here", que aqui recebeu o nome “Entre a Loura e a Morena”, de 1943, com Carmen, Alice Faye, Benny Goodman e Orquestra; a medalha Assis Chateaubriand, que presta homenagem à cantora ; o álbum "The south american way", com três discos de cera, da gravadora Decca e um número especial da “Revista da Musica Popular”, de 1955, inteiramente dedicado à Carmen, com mais de uma centena de fotos e depoimentos de personalidades que manifestaram pesar pela morte da artista, entre elas Almirante, Ary Barroso, Pixinguinha, Dircinha Batista e Sílvio Caldas.

Para pesquisar sobre a artista que encantou o mundo e marcou a música brasileira, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

O Museu Carmen Miranda é administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro (FUNARJ), por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ), fica localizado na Avenida Rui Barbosa, s/n, Flamengo. Aberto ao público de segunda a sexta, das 11 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h, com entrada gratuita!

Publicado em 7/8/2023 por Márcia Benazzi 


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento