UM PASSEIO NO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO

• 18/08/2023

UM PASSEIO NO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO

Hoje(18/8), o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, recebeu na sede Lapa, para atividades interativas e lúdicas, crianças atendidas pelo Centro de Reabilitação Municipal da Pessoa com Deficiência, de Vila Isabel, acompanhadas pelos seus responsáveis e professores. Aline Soares, do Setor Acadêmico, coordenou a ação educativa, apresentando para o grupo de quarenta pessoas, duas exposições em cartaz no museu, a de longa duração "Trilhas da Memória - Uma Viagem pela História e Cultura do MIS RJ", e "Retratos, Povos da Floresta", com fotografias de Ronaldo Câmara.

"O MIS cumpre o seu papel de receber com muito carinho as crianças e adolescentes do município e do estado, para uma imersão nos sons e imagens salvaguardados na nossa instituição. É sempre um prazer compartilhar o rico acervo e explicar para o público sobre a importância de preservar a memória cultural do país", afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
Mas o que é um Museu da Imagem e do Som? Como estimular os sentidos das crianças através das artes e garantir acessibilidade e inclusão nos espaços museais? Após esse contato com lindas fotografias dos Povos da Floresta, elas puderam expressar seus sentimentos pintando o que viram, ouviram e sentiram.
Publicado em 18/8/23 por Márcia Benazzi

1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)