PROGRAMA DE RÁDIO E PLAYLIST 100 MINUTOS : HOMENAGENS DO MIS NO CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA!

  • 31/08/2023

PROGRAMA DE RÁDIO E PLAYLIST 100 MINUTOS : HOMENAGENS DO MIS NO CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA!

Hoje, 31 de agosto de 2023, comemora-se o Centenário de Emilinha Borba! E o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro presta dupla homenagem para essa grande estrela da música popular brasileira, que recebeu ao longo de sua brilhante carreira, diversos títulos merecidos: "Rainha do Rádio", "Favorita Permanente da Marinha", "Garota Grau Dez"! E nesse dia emblemático, estreia às 9h, na Web Rádio MIS RJ, e na Rádio Marinha, o primeiro episódio do programa "Os tesouros da Emilinha", um tributo repleto de músicas inesquecíveis, histórias narradas pela própria Emilinha e grandes sucessos! Em seguida, às 9h15, entra no ar a Playlist "100 - Emilinha eterna", com 100 minutos de canções interpretadas pela gloriosa Emilinha, como “Aí vem a Marinha”, “Cisne Branco”, “Marinheiro”, "Chiquita Bacana", "Escandalosa”, "Se queres saber", e muito mais!

" Emilinha Borba merece todas as homenagens, pela grandeza da sua importância para a Cultura Brasileira, pelo legado das suas interpretações únicas de músicas que atravessam gerações e que cantamos até hoje. Ela que recebeu o carinho do público ao longo de sua carreira, que espalhou fãs-clubes em todo o país, que recebeu tantos títulos, inclusive o de "A cantora mais popular do Brasil do século XX", deve ser reverenciada hoje e sempre, com orgulho e muito carinho. Em breve, vamos apresentar para o público a releitura de um vídeo gravado por Emilinha em 1954 e que, com a parceria da Marinha do Brasil, foi possível recriar com modernos recursos audiovisuais um novo clipe com a cantora Mona Vilardo, interpretando a emblemática canção, “Aí vem a Marinha”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

No primeiro episódio do programa "Os tesouros da Emilinha", o internauta e ouvinte da Web Rádio MIS RJ, será levado pelo túnel do tempo das emoções, e voltar em 100 anos até a data de 31 de agosto de 1923, nascimento de Emília Savana da Silva Jordão Borba, para conhecer as suas origens, a família, a paixão pelo rádio e pela música, e entender como a famosa cantora Carmen Miranda foi fundamental para o início da sua carreira, no Cassino da Urca do Rio de Janeiro. Mas não é só isso não! Toda a trajetória da "Garota Grau Dez", seus grandes sucessos, sua incrível popularidade nacional, além dos compositores e artistas que acompanharam a sua carreira, como Braguinha, Fernando Costa, Romeu Gentil, Lourival Faissal, serão detalhadamente contados em 7 episódios inéditos, de 31/8 até 12/10, sempre às quintas-feiras, em três horários diferentes: 9h, 15h e às 21h, apresentados por Cláudia Rocha, e sonorizados por Renato Alencar.

A Playlist "100 - Emilinha eterna", produzida por Bárbara Andrade, do setor sonoro, com programação de André Luis Pereira, será disponibilizada somente no dia 31/8, logo após "Os tesouros da Emilinha", às 9h15, 15h15, e às 21h15, retornando depois para a grade normal da Web Rádio MIS RJ.

O MIS RJ salvaguarda em seu acervo, cerca de 1.270 itens sobre Emilinha Borba em 19 Coleções, distribuídos pelos setores: sonoro, partitura, textual, biblioteca, iconográfico, audiovisual e tridimensional. Além do Depoimento para a Posteridade, gravado pela “Rainha do Rádio”, em 20 de novembro de 1996. Todo esse rico material sobre a grande diva da Música Brasileira está à disposição do público e dos pesquisadores brasileiros. Para acessar as fotos, partituras, músicas, recortes de jornais, correspondências, documentos impressos e revistas, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin!

Publicado em 31/8/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Piove (Chove)

Marlene

top2
2. Per Amore (Por Amor)

Zizi Possi

top3
3. Poema degli occhi

Toquinho, Sergio Endrigo

top4
4. Umilmente-ti-chiedo-perdono

Jerry Adriani

top5
5. Italiana

Carlos Galhardo

Oferecimento