PROGRAMA DE RÁDIO E PLAYLIST 100 MINUTOS : HOMENAGENS DO MIS NO CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA!

  • 31/08/2023

PROGRAMA DE RÁDIO E PLAYLIST 100 MINUTOS : HOMENAGENS DO MIS NO CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA!

Hoje, 31 de agosto de 2023, comemora-se o Centenário de Emilinha Borba! E o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro presta dupla homenagem para essa grande estrela da música popular brasileira, que recebeu ao longo de sua brilhante carreira, diversos títulos merecidos: "Rainha do Rádio", "Favorita Permanente da Marinha", "Garota Grau Dez"! E nesse dia emblemático, estreia às 9h, na Web Rádio MIS RJ, e na Rádio Marinha, o primeiro episódio do programa "Os tesouros da Emilinha", um tributo repleto de músicas inesquecíveis, histórias narradas pela própria Emilinha e grandes sucessos! Em seguida, às 9h15, entra no ar a Playlist "100 - Emilinha eterna", com 100 minutos de canções interpretadas pela gloriosa Emilinha, como “Aí vem a Marinha”, “Cisne Branco”, “Marinheiro”, "Chiquita Bacana", "Escandalosa”, "Se queres saber", e muito mais!

" Emilinha Borba merece todas as homenagens, pela grandeza da sua importância para a Cultura Brasileira, pelo legado das suas interpretações únicas de músicas que atravessam gerações e que cantamos até hoje. Ela que recebeu o carinho do público ao longo de sua carreira, que espalhou fãs-clubes em todo o país, que recebeu tantos títulos, inclusive o de "A cantora mais popular do Brasil do século XX", deve ser reverenciada hoje e sempre, com orgulho e muito carinho. Em breve, vamos apresentar para o público a releitura de um vídeo gravado por Emilinha em 1954 e que, com a parceria da Marinha do Brasil, foi possível recriar com modernos recursos audiovisuais um novo clipe com a cantora Mona Vilardo, interpretando a emblemática canção, “Aí vem a Marinha”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

No primeiro episódio do programa "Os tesouros da Emilinha", o internauta e ouvinte da Web Rádio MIS RJ, será levado pelo túnel do tempo das emoções, e voltar em 100 anos até a data de 31 de agosto de 1923, nascimento de Emília Savana da Silva Jordão Borba, para conhecer as suas origens, a família, a paixão pelo rádio e pela música, e entender como a famosa cantora Carmen Miranda foi fundamental para o início da sua carreira, no Cassino da Urca do Rio de Janeiro. Mas não é só isso não! Toda a trajetória da "Garota Grau Dez", seus grandes sucessos, sua incrível popularidade nacional, além dos compositores e artistas que acompanharam a sua carreira, como Braguinha, Fernando Costa, Romeu Gentil, Lourival Faissal, serão detalhadamente contados em 7 episódios inéditos, de 31/8 até 12/10, sempre às quintas-feiras, em três horários diferentes: 9h, 15h e às 21h, apresentados por Cláudia Rocha, e sonorizados por Renato Alencar.

A Playlist "100 - Emilinha eterna", produzida por Bárbara Andrade, do setor sonoro, com programação de André Luis Pereira, será disponibilizada somente no dia 31/8, logo após "Os tesouros da Emilinha", às 9h15, 15h15, e às 21h15, retornando depois para a grade normal da Web Rádio MIS RJ.

O MIS RJ salvaguarda em seu acervo, cerca de 1.270 itens sobre Emilinha Borba em 19 Coleções, distribuídos pelos setores: sonoro, partitura, textual, biblioteca, iconográfico, audiovisual e tridimensional. Além do Depoimento para a Posteridade, gravado pela “Rainha do Rádio”, em 20 de novembro de 1996. Todo esse rico material sobre a grande diva da Música Brasileira está à disposição do público e dos pesquisadores brasileiros. Para acessar as fotos, partituras, músicas, recortes de jornais, correspondências, documentos impressos e revistas, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin!

Publicado em 31/8/23 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Aí vem a Marinha

Emilinha Borba

top2
2. Marinheiro

Emilinha Borba

top3
3. Cisne Branco

Emilinha Borba

top4
4. Chora na cama

Emilinha Borba

top5
5. Em nome de Deus

Emilinha Borba

Oferecimento