EXPOSIÇÃO DO MIS RJ COM FOTOGRAFIAS DE RONALDO CÂMARA EM DESTAQUE NO GOVCAST#RJ

  • 31/08/2023

EXPOSIÇÃO DO MIS RJ COM FOTOGRAFIAS DE RONALDO CÂMARA EM DESTAQUE NO GOVCAST#RJ

O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, e o fotógrafo Ronaldo Câmara, participaram ontem(30/8), da gravação do GovCast #RJ, podcast oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, comandado pelos jornalistas André Luiz Costa e Suellen Guedes. A pauta foi sobre a Exposição “Retratos Povos da Floresta”, em cartaz no MIS RJ, sede Lapa, aberta ao público de segunda a sexta, das 10h às 17h, com entrada franca. Um papo descontraído, informativo e cultural para os internautas que acompanham com muito interesse as entrevistas do GovCast#RJ.

"A ideia de compartilhar com o público as fotos da Amazônia surgiu em 2022, quando Ronaldo Câmara procurou o MIS RJ para doar o seu acervo com milhares de fotografias. Em julho deste ano inauguramos a Exposição "Retratos Povos da Floresta", com os registros feitos por ele durante as décadas de 60, 70 e 80, imagens em sua maioria inéditas, das etnias "Beiços de Pau" e "Araras". A resposta do público tem sido muito boa, com grupos de escolas e universidades visitando semanalmente. Por conta disso prorrogamos o período da mostra para dezembro, possibilitando que um maior número de cariocas e fluminenses possam apreciar, conhecer a história de um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, e se inspirar também", afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.

O fotógrafo Ronaldo Câmara, recentemente, gravou o seu Depoimento para a Posteridade para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, acompanhado dos amigos jornalistas, Joaquim Ferreira dos Santos, Vander de Castro, Frederico Mendes e Gilsse Campos. Um registro histórico ambientado na Exposição "Retratos Povos da Floresta", sobre a trajetória do repórter, piloto de helicóptero, referência para a fotografia brasileira, que inspirou muitas gerações de repórteres fotográficos. O amigo Ziraldo tem uma citação sobre Ronaldo Câmara que está em destaque na exposição: "O acervo de Ronaldo sobre as pessoas, suas centenas de amigos, indígenas, povos da floresta e personalidades do Rio de Janeiro é um verdadeiro estudo antropológico dos muitos países que convivem em um mesmo Brasil".

Publicado em 31/8/23 por Márcia Benazzi 


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento