MIS RJ INAUGURA O ESTÚDIO “CHACRINHA” NA SEDE LAPA

  • 04/09/2023

MIS RJ INAUGURA O ESTÚDIO “CHACRINHA” NA SEDE LAPA

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, inaugurou na sexta passada(1/9), o estúdio “Chacrinha” da Web Rádio MIS RJ, sede Lapa. A homenagem ao velho guerreiro, José Abelardo Barbosa de Medeiros, natural de Pernambuco, que fez história e escola na Cidade Maravilhosa, é uma reverência especial a um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, autor de bordões inesquecíveis como: “Quem não se comunica, se trumbica”, “Teresinha!”, “Vocês querem bacalhau?”, “Eu vim para confundir, não para explicar”, e a sua frase emblemática, “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”.

O primeiro podcast gravado no estúdio “Chacrinha” foi com o presidente Cesar , jornalista e profissional de televisão durante 35 anos, coordenado pela gerente de produção, Márcia Benazzi, e gravação do técnico de TI, André Luis Pereira. O bate papo abordou diversos temas, como o aniversário de 58 anos do MIS RJ e sua importância histórica para a Cultura Brasileira; a criação da Web Rádio MIS RJ e os dois anos de sucesso no ar; os 17 Depoimentos para a Posteridade produzidos desde que assumiu a gestão do MIS, em fevereiro de 2021; a exposição “Retratos Povos da Floresta”, com imagens inéditas das etnias indígenas “Beiços de Pau” e “Araras”, registradas pelo fotógrafo Ronaldo Câmara, em cartaz na sede Lapa, e prorrogada até dezembro por conta da boa receptividade do público; e sobre a segunda turma do curso “Introdução ao Cinema”, em parceria com o CTAV, para 27 alunos da Rede Pública Estadual, ensinando as técnicas de stop motion para os jovens, utilizando o acervo do museu como fonte de trabalho e inspiração.

O estúdio “Chacrinha” passou por diversas fases e obras de melhorias até ficar pronto no final de agosto. No início de 2021, era apenas uma sala cheia de caixas, com o piso desgastado e parede danificada. Sob o comando do diretor de administração e finanças, Carlos Vianna, a equipe de manutenção do museu, Arnaldo Magalhães Pinto, Cristiano do Nascimento Dias e Washington Luiz dos Santos da Silva, foi descobrindo a cada momento uma beleza escondida. Surgiu uma barra de flores e uma outra com elemento estilizado, ambas identificadas pela museóloga Eliane Antunes, como sendo barras decorativas em stencil, oriundas da década de 30, quando o prédio do MIS Lapa era ocupado pela Cia Editora Americana, além de uma faixa de piso emborrachado em preto e azul. A plotagem da parede com elementos alusivos ao museu e ao universo radiofônico, foi coordenada pela historiadora Mariana Pontim, e a produção gráfica a cargo do webdesigner Vitor Sant’Anna da Conceição.

O estúdio ganhou mobiliário e equipamentos, e está pronto para entrevistas, podcasts e gravações, possibilitando que diversos conteúdos jornalísticos e culturais sejam produzidos com qualidade e se transformem em acervo, gerando uma rica fonte de pesquisa para o público carioca e fluminense.

Publicado em 4/9/2023 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Noites Cariocas

Radamés Gnattali e Camerata Carioca

top2
2. Um Bandolim na Escola

Jacob do Bandolim

top3
3. Falta-me Você

Jacob do Bandolim

top4
4. Chuva

Déo Rian

top5
5. Simplicidade

Jacob do Bandolim

Oferecimento