Conquistas, boas notícias e novas propostas discutidas na reunião geral com os servidores do MIS RJ

  • 07/09/2023

Conquistas, boas notícias e novas propostas discutidas na reunião geral com os servidores do MIS RJ

Na tarde de ontem(6/9), o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, se reuniu com a equipe para tratar das questões do museu sob diversos aspectos: administrativo, cultural, financeiro, acervo e comunicação. A sala do mezanino, onde atualmente está instalada a exposição "Retratos Povos da Floresta", foi pequena para acomodar os servidores e o encontro transcorreu em clima de bate papo.

O primeiro ponto a ser destacado pelo presidente foi um melhor alinhamento entre os setores com relação à comunicação, para que as trocas sejam constantes e eficazes, possibilitando alcançar o objetivo satisfatoriamente, e ressaltou - "É muito importante a gente demonstrar a capacidade do museu de estar sempre na vanguarda". Falou também de como o MIS RJ está se conectando com o interior do estado, citou como exemplo a aproximação com a prefeitura da cidade de Areal, com a expertise do museu sendo disponibilizada para estimular os jovens da rede pública de ensino, seja por meio da criação de uma Web Rádio, ou outras ações, para fortalecer a cultura local.
Da biblioteca Almirante a sede da Praça XV, da Lapa ao MIS Copacabana, são muitos os desafios de toda ordem e questões do dia-a-dia que precisam ser enfrentados e vencidos. O presidente afirmou - " A nossa preocupação é diária, todo mundo sabe da responsabilidade, das nossas conquistas. É um agradecimento que eu faço a todos, sei que muitas vezes tem esse movimento de fazer acontecer, mas tudo isso tem uma justificativa. Eu acho que a nossa competência a gente mostra com trabalho, com o que a gente faz".
O presidente reiterou o convite para todos prestigiarem o evento do dia 15 de setembro, em homenagem ao Centenário de Emilinha Borba, na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras. Projeto do MIS RJ em parceria com a Marinha do Brasil, quando será exibido o clipe com a releitura da gravação feita pela cantora em 1954, utilizando para essa versão de 2023, técnicas que incluem o uso de IA(Inteligência Artificial), e imagens de drone e câmera 360º, com a cantora Mona Vilardo, gerente cultural do museu, interpretando a música "Aí vem a Marinha".
A diretora técnica operacional, Ana Carolina Maciel Vieira, falou sobre um projeto do MIS RJ para um edital da Funarte com a inscrição da Coleção João Araújo. Destacou o trabalho hercúleo dos setores técnicos, da Lapa e Praça XV, responsáveis pelo arrolamento de toda a Coleção, que possibilitou ter uma base de itens para formalizar a inscrição, e conseguir, futuramente, o recurso. Um outro ponto destacado pela diretora foi a entrega do Plano Museológico, em fase de recebimento de sugestões e análises das contribuições, que podem ser incorporadas a esse planejamento estratégico da instituição para os próximos 5 anos.
O presidente aproveitou para falar sobre a nova sala de higienização dos materiais do museu, um espaço aberto recentemente, para que os técnicos trabalhem com os itens do rico acervo, possibilitando novas descobertas. Assim como a inauguração do estúdio "Chacrinha", da Web Rádio MIS RJ, uma ideia que vem desde o início da sua gestão, em 2021, e que foi concretizada no aniversário de 58 anos do museu, em 3 de setembro. No estúdio "Chacrinha" serão gravados podcasts, programas e entrevistas com a participação de todos os servidores, uma nova proposta de produção de acervo, de conteúdo cultural e jornalístico, gerando uma valiosa fonte de pesquisa para o público.
No ambiente da reunião, cercados pelas fotos que compõem a exposição "Retratos Povos da Floresta", uma mostra que tem sido muito visitada pelo público, incluindo diversas instituições de ensino, o presidente aproveitou para falar sobre a Coleção Ronaldo Câmara. Em fase de processamento técnico pela responsável Daiane Lopes, atualmente estão disponíveis para consulta 6.400 mil itens do acervo doado pelo fotógrafo para o museu. Um importante material produzido ao longo de sua exitosa trajetória profissional que compreende a cultura carioca, a arte, paisagens e os povos originários, imagens analógicas e digitais, reveladoras da memória e da história cultural brasileira.
Em todos os momentos, desde a inauguração da exposição, passando pelo seu Depoimento para a Posteridade, além de entrevistas, o fotógrafo Ronaldo Câmara fez questão de afirmar o acolhimento e o carinho com que foi recebido no MIS RJ, e de como o museu está dando o devido valor ao seu acervo. O presidente, inclusive, fez uma sugestão para que, após o término da exposição física, em cartaz na sede Lapa até 31 de dezembro, seja produzida uma exposição virtual sobre o acervo doado - "Eu acho que o museu tem a obrigação de divulgar mais esse trabalho, dando prosseguimento sobre o que ele fotografou nos anos 60, 70, da importância do Ronaldo Câmara para a sociedade". Recentemente, o presidente participou com o fotógrafo Ronaldo Câmara do GOVCAST#RJ, podcast oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, sobre a exposição "Retratos Povos da Floresta", e que será veiculado dia 19 de setembro, no site do governo e também na Web Rádio MIS RJ.
Ao final, o presidente agradeceu o compromisso da equipe, o cuidado com a instituição, o profissionalismo, as entregas feitas, disse que recebeu essa missão, e o propósito é deixar um legado para a sociedade, da importância do MIS RJ na salvaguarda da Cultura Brasileira.
Publicado em 7/9/2023 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento