CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA UNE O MIS RJ E A MARINHA DO BRASIL EM EVENTO NA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ

  • 13/09/2023

CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA UNE O MIS RJ E A MARINHA DO BRASIL EM EVENTO NA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ

Sexta (15/9), o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, equipamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a Marinha do Brasil, realizam evento especial na Fortaleza de São José, em comemoração ao centenário de Emilinha Borba, com apresentação musical e releitura de clipe protagonizado pela Rainha do Rádio.

O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, que levou o projeto para a Marinha do Brasil e recebeu todo apoio do Comandante-Geral, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Carlos Chagas Vianna Braga, disse – “Estamos muito felizes com a parceria e a homenagem em comemoração ao Centenário de Emilinha Borba, a “Favorita Permanente da Marinha”. A releitura inspirada no clipe de 1954, utilizou drone para as imagens aéreas e câmera 360º, além de Inteligência Artificial (IA) para recriar, no maior navio da Marinha do Brasil, o cenário perfeito para celebrar a inesquecível Emilinha Borba, a “Garota Grau Dez” da música brasileira.

O vídeo-homenagem foi gravado no NAM “Atlântico”(Navio-Aeródromo Multipropósito), com a cantora e gerente cultural do MIS RJ, Mona Vilardo, interpretando a emblemática canção, “Aí vem a Marinha”, acompanhada pelas Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Uma super produção para uma grande estrela que recebeu inúmeros títulos, inclusive o de “Cantora mais popular do Brasil do século XX”.

O evento na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, quartel-general do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), no centro do Rio de Janeiro, além da apresentação do vídeo-homenagem, terá também as apresentações das Bandas Sinfônica e Marcial, com quase trezentos integrantes, entre homens e mulheres, todos Fuzileiros Navais, e Mona Vilardo interpretando grandes sucessos de Emilinha Borba.

O MIS RJ salvaguarda em seu acervo, cerca de 1.270 itens sobre Emilinha Borba em 19 Coleções, distribuídos pelos setores: sonoro, partitura, textual, biblioteca, iconográfico, audiovisual e tridimensional. Além do Depoimento para a Posteridade, gravado pela “Rainha do Rádio”, em 20 de novembro de 1996. Todo esse rico material sobre a grande diva da Música Brasileira está à disposição do público e dos pesquisadores brasileiros. Para acessar as fotos, partituras, músicas, recortes de jornais, correspondências, documentos impressos e revistas, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin!

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ).

Publicado em 13/9/2023 por Márcia Benazzi

Evento: Centenário de Emilinha Borba

Local: Fortaleza de São José, Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro

Data: 15 de setembro de 2023 (sexta-feira)

Horário: 18h30, evento para convidados e imprensa

Contato MIS RJ: Márcia Benazzi - gerenciadeproducao@mis.rj.gov.br

Contato Marinha: Capitão-Tenente Fabrício – cgcfn.comsoc@marinha.mil.br


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Noites Cariocas

Radamés Gnattali e Camerata Carioca

top2
2. Um Bandolim na Escola

Jacob do Bandolim

top3
3. Falta-me Você

Jacob do Bandolim

top4
4. Chuva

Déo Rian

top5
5. Simplicidade

Jacob do Bandolim

Oferecimento