VÍDEO-HOMENAGEM FAZ HISTÓRIA NA NOITE DE GALA DO CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA

  • 16/09/2023

VÍDEO-HOMENAGEM FAZ HISTÓRIA NA NOITE DE GALA DO CENTENÁRIO DE EMILINHA BORBA

Foi uma noite de gala, uma sexta-feira inesquecível (15/9), para entrar para a história do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e da Marinha do Brasil! A linda homenagem pelo centenário de Emilinha Borba, com todo o esplendor merecido da “Favorita Permanente da Marinha”.

Em um local belíssimo para cenário da grandiosa comemoração, a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, quartel-general do Corpo de Fuzileiros Navais(CFN). A cerimônia começou com o Hino Nacional Brasileiro, e as boas-vindas do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Carlos Chagas Vianna Braga, e do presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, para os quinhentos convidados, aproximadamente, presentes ao evento. Em seguida, lá estava ela, a principal estrela, em projeção no telão, a homenageada Emília Savana da Silva Borba. Sua história gloriosa, em fotos e imagens, revelando a trajetória da “Rainha do Rádio”, a artista cultuada por diversos fãs-clubes em todo o Brasil, sua beleza, carisma e sucessos eternos que cantamos até hoje.

Em vídeo exibido durante a homenagem, o presidente do MIS RJ disse:"Emilinha Borba, a nossa "Rainha do Rádio", que simboliza um marco para a Música Popular Brasileira, e um exemplo de popularidade, até hoje representada por um fã-clube, fiel e apaixonado. Foi a musa das marchinhas carnavalescas, intérprete de muitos sucessos e de suma importância para a cultura carioca e brasileira. "Favorita Permanente da Marinha", rainha dos corações, rainha dos músicos, cantora favorita da Cidade do Rio de Janeiro, "Garota Grau Dez", e por aí vai. Entre tantos títulos e interpretações, marchinhas, carnavais, choros, rumbas, e muitas histórias. Emilinha deixou muitas saudades e hoje, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, homenageia a relevância da rainha, disponibilizando para o público mais de mil e duzentos itens, que passados cem anos, ainda canta Emilinha em todos os carnavais".

Também a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, enviou mensagem - "Eu estou aqui para prestar uma homenagem àquela que é a "Favorita Permanente da Marinha", do rádio e das marchinhas de carnaval. É ela, Emilinha Borba, que completaria cem anos de vida. Estou feliz de estar aqui fazendo esse destaque, em nome também do Museu da Imagem e do Som, e esse reconhecimento a essa que, sem dúvida, foi uma das artistas mais populares e que nos encantou e nos brindou com a sua voz".

Um dos momentos mais esperados foi a exibição do vídeo-homenagem, releitura inspirada no clipe de 1954, protagonizado por Emilinha. A versão 2023, do MIS RJ em parceria com a Marinha do Brasil, utilizou Inteligência Artificial (IA), imagens aéreas captadas por drone e câmera 360º, e recriou no navio "Atlântico" um cenário inspirador para a cantora e atriz Mona Vilardo, gerente cultural do MIS RJ, interpretar com muito talento a emblemática canção, "Aí vem a Marinha", acompanhada pelas Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.

Mas a noite ainda guardava novas surpresas e mais emoções! As apresentações espetaculares das Bandas Sinfônica e Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, com execução de peças eruditas e populares, foram muito aplaudidas pelo público. E Mona Vilardo surgiu deslumbrante, num vestido vermelho esvoaçante, e cantou os clássicos da "Rainha do Rádio", encantando com a sua belíssima voz a todos os presentes. Emilinha Borba sempre será lembrada com admiração e carinho, não importa quantos anos e décadas passem, a "Garota Grau Dez" continuará em nossos corações para sempre! Viva Emilinha Borba!

Publicado em 16/9/2023 por Márcia Benazzi

Créditos do clipe:

Carlos Henrique Vianna - Diretor Administrativo

Ana Carolina Maciel Vieira - Diretora Técnica 

Márcia Benazzi - Gerente de Produção

André Luis Pereira Rodrigues - Tecnologia da Informação

Levy Bianchi - Câmera

Arnaldo Magalhães Pinto, Cristiano do Nascimento Dias e Rodrigo Cesar Espechit de Almeida - Logística

Mona Natasha Fraga Vilardo Ortiz - Gerente Cultural e Cantora do clipe

Renato Alencar de Carvalho - Sonoplasta

Marcus Freitas - Edição, AI e Captação 360

Breno Madeira - Videomaker e Piloto de Drone

Cesar Miranda Ribeiro - Direção Geral


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento