MIS RJ terá podcast dedicado a desvendar e revelar curiosidades sobre o acervo

  • 01/11/2023

MIS RJ terá podcast dedicado a desvendar e revelar curiosidades sobre o acervo

"Quer saber? O MIS RJ conta!". Composto de quase 600 mil itens, o acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro é uma fonte inesgotável de histórias, detalhes e preciosidades que, em breve, estarão nos podcasts sobre as curiosidades do acervo do MIS RJ.

E aí vai um "spoiler": no século XIX o processo para fotografar pessoas era bastante trabalhoso. Era preciso ficar totalmente imóvel durante algum tempo para que a imagem pudesse ser capturada. Você se imagina numa situação dessa? Para ajudar o "modelo" e garantir uma boa foto, os fotógrafos ou "retratistas" usavam um objeto (foto) que faz parte do acervo tridimensional do MIS RJ. Um apoiador de cabeça! Isso mesmo. Este item curioso, confeccionado com material pesado, será tema de um dos episódios de "Quer saber? O MIS RJ conta!".

E muitos outros relatos interessantes virão, já que o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem o privilégio de salvaguardar um rico conjunto de documentos audiovisuais, sonoros e bibliográficos, além de objetos pessoais de artistas e personalidades da cultura brasileira. É mais ou menos assim: sabe aquele vestido espetacular que virou marca de determinada cantora ícone da MPB? Nos episódios dos podcasts, o MIS RJ vai falar sobre peças, seja do guarda-roupa, seja da vida das nossas personalidades. São instrumentos musicais, mais de 100 mil partituras, medalhas, trofeús... está tudo no Museu da Imagem e do Som, pertence aos brasileiros e agora o MIS vai contar nos podcasts.

Quer saber mais?

Conheça os setores que cuidam do acervo do MIS RJ e os tipos de itens pelos quais cada um deles é responsável:

* Iconográfico - fotografias em papel, estereoscópicas em vidro, negativos em vidro, dispositivos, gravuras, cartazes, serigrafias, pinturas, desenhos e álbuns impressos

* Sonoro - discos em acetato, vinil, cera e CD, e fitas de áudio em formato de rolo, K7 e MD

* Audiovisual - filmes e vídeos em fitas VHS, U-matic, Beta, DVD, mini dv, HD e película de filmes

* Tridimensional - instrumentos musicais, indumentárias, objetos pessoais e comemorativos diversos, como prêmios, troféus e medalhas, equipamentos fotográficos, de áudio, vídeo e TV

* Textual - correspondências, scripts, roteiros, diários, dossiês, recortes de jornais e revistas

* Partituras - partituras manuscritas e impressas

* Biblioteca - livros, folhetos, periódicos, obras de referência e obras raras

* Memória Institucional - documentos sobre a memória institucional do MIS, publicações e produções do MIS

Quer saber AINDA mais?

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro foi inaugurado em 3 de setembro de 1965. Foi o primeiro museu da imagem e do som do país dedicado a salvaguardar o patrimônio musical, oral e visual carioca, fluminense e brasileiro. Uma instituição vanguardista, guardiã, criadora e produtora de acervo, que hoje possui o lema "Cultura, Educação e Memória".

Quase 10 mil seguidores acompanham o MIS RJ pelo Instagram. No Facebook, são mais de 50 mil curtidas. Isso sem contar as quase 5 mil visualizações nos canais da instituição no Twitter e no YouTube. Se você ainda não é nosso parceiro nas redes sociais, não tem problema. O convite está feito! O MIS RJ é uma instituição comprometida com o passado, o presente e o futuro, e a gente se esbarra SEMPRE por aí!

Publicado em 1/11/2023 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento