Presidente do MIS RJ recebe homenagem após parceria em releitura de clipe da 'favorita permanente da Marinha', Emilinha Borba

  • 07/11/2023

Presidente do MIS RJ recebe homenagem após parceria em releitura de clipe da 'favorita permanente da Marinha', Emilinha Borba

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, foi homenageado pela Marinha do Brasil nesta segunda-feira (06/11) com a Medalha Amigo da Marinha. A honraria é concedida, anualmente, a personalidades e instituições "que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha".

A iniciativa de condecorar o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, veio do Comandante-Geral, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Carlos Chagas Vianna Braga (acima à esquerda). Em setembro, a Marinha do Brasil e o Museu da Imagem e do Som, equipamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, se uniram para uma comemoração em grande estilo pelo centenário de Emilinha Borba, conhecida pelo título de "favorita permanente da Marinha". Com o uso de inteligência artificial, drones e câmeras 360º, foi feita uma releitura do clipe da emblemática canção “Aí vem a Marinha”, protagonizado pela Rainha do Rádio, em 1954.

A filmagem aconteceu no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o maior da Esquadra Brasileira, e contou com a participação das Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. A gerente cultural do MIS RJ e cantora, Mona Vilardo, que interpretou Emilinha Borba, também recebeu a Medalha Amigo da Marinha na cerimônia realizada na Ilha Fiscal, no Centro.

O Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, recepcionou aproximadamente 350 pessoas, dentre elas, autoridades e homenageados, como o deputado federal Aureo Ribeiro.

O Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni destacou a alegria de homenagear aqueles que reconhecem a importância de se preservar e proteger o patrimônio existente nas águas salgadas da Amazônia Azul, segundo ele, com cerca de 5,7 milhões de km² de área marítima. A autoridade da Marinha ressaltou ainda que a “economia azul” gera milhares de empregos, riqueza e prosperidade para a sociedade.

“Hoje homenageamos e saudamos a esses brasileiros que, voluntariamente, se dedicam a conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do mar e de nossas águas interiores para o país. A data remete ao nascimento do patrono da Sociedade Amigos da Marinha, o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ministro da Marinha à época da fundação dessa egrégia associação, em 1979”, pontuou o Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni.

O presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu a homenagem com imensa satisfação e alegria.

"Somos muito gratos à Marinha pela parceria que possibilitou ao MIS RJ desenvolver um belo trabalho no centenário da cantora mais popular do Brasil do século XX, nossa querida Emilinha Borba. O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro disponibiliza para o público mais de 1.200 itens relacionados a 'Garota Grau Dez' da música brasileira, que, passados cem anos, ainda inspira os carnavais de todo o país", ressaltou Cesar Miranda Ribeiro.

O MIS RJ salvaguarda aproximadamente 1.270 itens sobre Emilinha Borba em 19 Coleções. O material está distribuído pelos setores: sonoro, partitura, textual, biblioteca, iconográfico, audiovisual e tridimensional. Além disso, o museu tem ainda o Depoimento para a Posteridade gravado pela grande diva da Música Brasileira, em 20 de novembro de 1996.

Todo o material do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores brasileiros. Para acessar as fotos, partituras, músicas, recortes de jornais, correspondências, documentos impressos e revistas, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 7/11/2023 por Fernanda Soares

Clipe 2023 - Releitura - https://www.youtube.com/watch?v=28FEeZnQRHY

Clipe de 1954 - https://www.youtube.com/watch?v=_8Uk9p52veU





#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento