WANDER LOURENÇO É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DO MIS RJ

  • 10/11/2023

WANDER LOURENÇO É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DO MIS RJ

Uma tarde de boa conversa, dois dedos de prosa, um convite inesperado e boas risadas, assim foi o encontro hoje(10/11), no gabinete do presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro com o poeta, escritor, cineasta e compositor, Wander Lourenço.

“Conheci o Wander no aniversário de 56 anos do MIS RJ, em 3 de setembro de 2021, quando participou como convidado entrevistador do Depoimento para a Posteridade do seu amigo Ricardo Cravo Albin. Muito criativo e artista múltiplo, pesquisador e professor, Wander estará conosco em alguns projetos do museu relacionados ao estúdio Chacrinha da Web Rádio MIS RJ”, afirmou o presidente Cesar.

Durante o encontro na sede Lapa, surgiu a oportunidade de convidar o Acadêmico Carlos Nejar, poeta, ficcionista, crítico, a prestar o seu Depoimento para a Posteridade para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e ouvir do outro lado da linha, o sim, vamos marcar. Wander Lourenço que também é cineasta, produziu um documentário sobre o amigo gaúcho intitulado, “Carlos Nejar, o Quixote dos Pampas”.

Outra grata surpresa para o presidente Cesar foi receber de presente de Wander Lourenço o seu mais recente livro, “A República do Cruzeiro do Sul”, lançado em 2023 pela Editora Almedina Brasil. O romance se divide em quatro capítulos que retratam a saga duma nação, desde o século 18 até a atualidade, com inúmeros e marcantes personagens, entre os quais, figuras eminentes do Brasil, como o Marquês de Pombal, Xica da Silva; e dona Carlota Joaquina, a Rainha.

Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Wander Lourenço é formado em Letras-Português/Literaturas de Língua Portuguesa, com Especialização e Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Clássica de Lisboa(2013-2016); na PUC-GO(2022-23); e na Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Autor dos livros: “Terrae Brasilis” (Romance- Editora Chiado-2022); e “Escrevinhaturas”(Poesia-Editora Elefante-2022. Além do documentário sobre Carlos Nejar, também dirigiu “Nélida Piñon, a dama de pétalas”; e o “Cravo e a lapela – Cinebiografia de Ricardo Cravo Albin”.

Publicado em 10/11/2023 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Curumbande

Elza Soares

top2
2. Raça

Milton Nascimento

top3
3. Marinheiro Só

Clamentina de Jesus

top4
4. Filhos de Gandhi

Gilberto Gil

top5
5. Yáfrica

Leci Brandão

Oferecimento