WANDER LOURENÇO É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DO MIS RJ
- 10/11/2023

Uma tarde de boa conversa, dois dedos de prosa, um convite inesperado e boas risadas, assim foi o encontro hoje(10/11), no gabinete do presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro com o poeta, escritor, cineasta e compositor, Wander Lourenço.
“Conheci o Wander no aniversário de 56 anos do MIS RJ, em 3 de setembro de 2021, quando participou como convidado entrevistador do Depoimento para a Posteridade do seu amigo Ricardo Cravo Albin. Muito criativo e artista múltiplo, pesquisador e professor, Wander estará conosco em alguns projetos do museu relacionados ao estúdio Chacrinha da Web Rádio MIS RJ”, afirmou o presidente Cesar.
Durante o encontro na sede Lapa, surgiu a oportunidade de convidar o Acadêmico Carlos Nejar, poeta, ficcionista, crítico, a prestar o seu Depoimento para a Posteridade para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, e ouvir do outro lado da linha, o sim, vamos marcar. Wander Lourenço que também é cineasta, produziu um documentário sobre o amigo gaúcho intitulado, “Carlos Nejar, o Quixote dos Pampas”.
Outra grata surpresa para o presidente Cesar foi receber de presente de Wander Lourenço o seu mais recente livro, “A República do Cruzeiro do Sul”, lançado em 2023 pela Editora Almedina Brasil. O romance se divide em quatro capítulos que retratam a saga duma nação, desde o século 18 até a atualidade, com inúmeros e marcantes personagens, entre os quais, figuras eminentes do Brasil, como o Marquês de Pombal, Xica da Silva; e dona Carlota Joaquina, a Rainha.
Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Wander Lourenço é formado em Letras-Português/Literaturas de Língua Portuguesa, com Especialização e Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Clássica de Lisboa(2013-2016); na PUC-GO(2022-23); e na Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Autor dos livros: “Terrae Brasilis” (Romance- Editora Chiado-2022); e “Escrevinhaturas”(Poesia-Editora Elefante-2022. Além do documentário sobre Carlos Nejar, também dirigiu “Nélida Piñon, a dama de pétalas”; e o “Cravo e a lapela – Cinebiografia de Ricardo Cravo Albin”.
Publicado em 10/11/2023 por Márcia Benazzi