Coordenadora do festival de cinema mais antigo da América Latina conhece instalações do MIS RJ na Lapa

  • 23/11/2023

Coordenadora do festival de cinema mais antigo da América Latina conhece instalações do MIS RJ na Lapa

Gisela Margarita Pérez Fonseca, coordenadora institucional do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), esteve, nesta quarta-feira (22/11), na sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. O presidente da instituição, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu e levou a ilustre visitante colombiana para conhecer as instalações do museu. A conversa também envolveu planos para que o MIS RJ colabore institucionalmente com a próxima edição do FICCI, o festival de cinema mais antigo da América Latina que acontece na Colômbia.

A coordenadora institucional do FICCI, que é advogada, ativista cultural e especializada em gestão pública, se disse encantada com os projetos desenvolvidos pelo museu, especialmente os podcasts gravados no Estúdio Chacrinha e disponibilizados na Web Rádio MIS RJ, e a Exposição Retratos Povos da Floresta, com fotografias de Ronaldo Câmara feitas nas décadas de 1960, 70 e 80 na Amazônia. Além de apreciar as fotografias, durante a exposição, o visitante escuta sons da floresta e assiste ao vídeo do depoimento gravado com o próprio autor das obras.

"Fiquei impressionada. A união da imagem e do som, ou seja, o audiovisual tem um poder muito grande. Depois que descobri este poder, passei a usá-lo para democratizar o acesso das pessoas de maneira geral - e não apenas os mais privilegiados -, a cultura e a eventos como o Festival de Cinema de Cartagena", afirmou Gisela Pérez, que atua no FICCI há sete anos.

O presidente do MIS RJ, que esteve com a advogada e ativista cultural na última edição do evento na Colômbia, destacou a forte ligação entre o festival e o museu.

"É um privilégio e uma satisfação para o museu poder colaborar com a nossa expertise em termos de acervo audiovisual. Temos muito a contribuir com filmes nacionais, sendo alguns, inclusive, relacionados à Colômbia. Estamos sempre abertos a esse apoio e ficamos muito felizes com a visita da Gisela, uma pessoa rica em cultura e experiências, com quem a troca de informações e histórias é sempre muito valiosa", pontuou Cesar Miranda.

A advogada e o presidente do MIS RJ percorreram os seis andares do prédio localizado na Lapa, coração da cultura carioca. Gisela Pérez se interessou pelo processo de conservação, catalogação e digitalização do acervo, que inclui quase 600 mil itens.

Publicado em 23/11/2023 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Noites Cariocas

Radamés Gnattali e Camerata Carioca

top2
2. Um Bandolim na Escola

Jacob do Bandolim

top3
3. Falta-me Você

Jacob do Bandolim

top4
4. Chuva

Déo Rian

top5
5. Simplicidade

Jacob do Bandolim

Oferecimento