Parceria entre MIS RJ e CTAV forma segunda turma do Curso de Introdução ao Cinema de Animação

  • 28/11/2023

Parceria entre MIS RJ e CTAV forma segunda turma do Curso de Introdução ao Cinema de Animação

Adolescentes com um futuro promissor e, agora, formados pelo Curso de Introdução ao Cinema de Animação 2023, por meio da parceria entre o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e o Centro Técnico Audiovisual (CTAV), do Ministério da Cultura. A cerimônia de apresentação do trabalho final e de entrega dos certificados aconteceu nesta segunda-feira (27/11), na sede do MIS RJ da Praça XV, no Centro do Rio.

A alegria estava estampada nos rostos dos 21 alunos da Escola Estadual Souza Aguiar, que durante três meses frequentaram as aulas na sede do museu, na Lapa. A felicidade também podia ser vista no presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, que fez a entrega dos certificados.

"Estamos muito felizes com a formação desta segunda turma. Acredito que agora vocês têm um norte, algo a projetar em termos de cinema, ainda mais hoje com a importância de dominar a tecnologia. Agora vocês vão levar a história do MIS RJ para onde moram, para os amigos e parentes, o que é fundamental, porque muitas vezes as pessoas esquecem destes grandes nomes do passado que estão salvaguardados pelo museu. Queremos, em breve, anunciar outras turmas e quem sabe expandir o projeto para outras escolas", afirmou o presidente do MIS RJ.

Esta é a segunda turma do Curso de Introdução ao Cinema de Animação - que promove a formação e capacitação dos estudantes no Setor Audiovisual - formada por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o MIS e o CTAV. A cerimônia de conclusão do curso reuniu, além dos adolescentes, familiares, amigos e profissionais envolvidos no projeto, como a diretora adjunta da Escola Estadual Souza Aguiar, Caren Mafra, o professor da unidade Rafael Mendes e o técnico de audiovisual do CTAV Hamilton Alves, que representou a coordenadora-geral do Centro Técnico do Audiovisual do Minc, Valquíria Salgado.

“A escola fica muito feliz pela oportunidade. É uma centelha que a gente deixa para os alunos, eles despertam a curiosidade para que possam avançar cada vez mais. Temos uma cultura muito rica ao nosso redor e precisamos que eles enxerguem isso. Aqui eles têm liberdade para usar toda a criatividade que está dentro deles. Esperamos que esta parceria permaneça”, ressaltou a diretora adjunta da Escola Estadual Souza Aguiar, Caren Mafra.

O professor Rafael Mendes complementou: “foi uma coisa bem bonita e feita com dedicação. Acho que os estudantes vão levar para o resto da vida. Só temos que agradecer”.

O trabalho final apresentado pelos alunos marcou mais um momento de grande emoção durante a cerimônia. Eles exibiram o filme produzido a partir das técnicas aprendidas nas aulas e inspirado no rico acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Para o professor Sérgio Arena, a turma vai deixar saudades. Ele falou um pouco sobre o período de aprendizado.

“O cinema de animação não se resume a desenhos. Na verdade, a animação se traduz pelo uso de várias técnicas. A que usamos para o trabalho final é a 'pixilation', que é a animação de seres humanos. Ela se assemelha ao 'stopmotion', que é a animação de bonecos. O vídeo é curto, mas contém tudo o que foi estudado na teoria”, explicou o professor Sérgio Arena, que é fotógrafo, produtor de finalização, diretor de animação e responsável técnico pelo Núcleo de Animação do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura.

Com um total de 72 horas de capacitação prática e teórica, os estudantes da rede estadual tiveram a oportunidade de aprender princípios básicos para a construção do movimento quadro a quadro até a produção de um filme de animação. Para isso, utilizaram técnicas como stopmotion e rotoscopia, além de aprenderem sobre linguagem cinematográfica, princípios da animação e roteiro.

Confira abaixo o vídeo, na íntegra, apresentado como trabalho final do Curso de Introdução ao Cinema de Animação 2023:

https://www.youtube.com/watch?v=YYhQLW5XcQY

Publicado em 28/11/2023 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Noites Cariocas

Radamés Gnattali e Camerata Carioca

top2
2. Um Bandolim na Escola

Jacob do Bandolim

top3
3. Falta-me Você

Jacob do Bandolim

top4
4. Chuva

Déo Rian

top5
5. Simplicidade

Jacob do Bandolim

Oferecimento