MIS RJ recebe doação de itens que pertenceram aos pianistas Roberto Tavares e Sylvinha Marques

  • 13/03/2024

MIS RJ recebe doação de itens que pertenceram aos pianistas Roberto Tavares e Sylvinha Marques

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (12/03), a doação de fotografias, programas de audições e outros documentos textuais que pertenceram ao casal de pianistas Roberto Tavares e Sylvinha Marques. A entrega foi feita pessoalmente pelo filho dos músicos, o jornalista Flávio Marques Tavares, com a intenção de preservar e colocar à disposição do público uma parte da vida e da obra dos pais.

O material inclui álbuns contendo fotografias, programas de audições, documentos textuais e diversos recortes de jornais, revistas e divulgações feitas pela imprensa, além de um cartaz e fotografias emolduradas. O presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu Flávio Tavares e o amigo, o músico Geraldo Menezes, e destacou a satisfação em salvaguardar os itens históricos relacionados à cultura fluminense.

"É mais um dia gratificante para nós, que seguimos na missão de preservar memórias como a dos pianistas Sylvinha Marques e Roberto Tavares. Uma história que mistura música, cultura e educação, já que ambos lecionaram no Conservatório Brasileiro de Música, dedicando boa parte da vida a aprender e ensinar. São exemplos para as novas gerações e, a partir de agora, estão eternizados aqui no MIS", afirmou Cesar Miranda.

Aos 13 anos, Sylvia Maria Marques Tavares já se apresentava publicamente. Seu caminho e o do marido se cruzaram quando ela passou a ter aulas com Roberto Tavares. Casaram-se em 1935 e fizeram várias apresentações juntos. Mais tarde, assim como o companheiro, passou a se dedicar ao ensino e chegou a fundar o próprio curso de música, ao qual deu o nome do amigo e também professor Luciano Gallet.

Roberto Tavares estudou com o professor Godofredo Leão Velloso, no Rio de Janeiro, e fez curso de aperfeiçoamento em Roma, com os italianos Carlo Zeccchi e Francesco Bayardi, da Academia de Santa Cecília. Foi professor catedrático e docente livre de piano da Escola de Música da antiga Universidade do Brasil e lecionou no Conservatório Brasileiro de Música. Se apresentou em grandes salas de concerto, tais como a do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também de São Paulo.

Todo o material salvaguardado pelo museu, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br.

Publicado em 13/3/2024 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento