Acervo do MIS RJ preserva montagens que retratam a irreverência do cantor, compositor e aniversariante Jorge Ben Jor

  • 22/03/2024

Acervo do MIS RJ preserva montagens que retratam a irreverência do cantor, compositor e aniversariante Jorge Ben Jor

São 85 voltas ao sol, sendo mais de 60 dedicadas profissionalmente à música. O aniversariante desta sexta-feira (22/03), o cantor, compositor e instrumentista Jorge Ben Jor, está entre os intérpretes mais expressivos da música brasileira. Imortais por si só, a história, parte da vida e obra do cantor estão eternizadas no acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. São cerca de 500 itens relacionados a Jorge Ben Jor, com destaque para as montagens sobre desenhos preservadas na Coleção Nelson Motta.

O setor iconográfico salvaguarda cerca de 30 imagens ligadas ao artista que alcançou sucesso e reconhecimento dentro e fora do país, e permanece em evidência até os dias atuais São fatos marcantes, entre apresentações e momentos descontraídos com parceiros musicais, como Gilberto Gil. Além de fotos, o MIS guarda ainda as montagens sobre desenhos que evidenciam o lado irreverente do cantor. Em uma delas, ele sobrevoa e é deixado no bairro de Madureira após ser carregado por uma cegonha. Outra montagem coloca Jorge Ben Jor ao lado de uma mulher em um cenário de tema medieval. Os trabalhos são do fotógrafo Paulo Rubens e do ilustrador Jorge Eduardo.

O material sobre o ícone da música nacional está distribuído em 13 coleções históricas do MIS, sendo 364 itens somente no setor sonoro. Algumas das composições de Jorge Ben Jor, interpretadas pelo próprio artista, estão na playlist especial de aniversário, que estreou nesta sexta-feira, na Web Rádio MIS RJ. O ouvinte pode curtir sucessos, como "Bebete vãobora", "Que pena" e "Taj Mahal".

O compositor, que já foi conhecido apenas por Jorge Ben, iniciou a carreira artística no começo dos anos de 1960. As primeiras apresentações aconteceram em uma casa noturna no Beco das Garrafas, uma travessa sem saída da Rua Duvivier, em Copacabana. O local tem grande relevância para a história da Música Popular Brasileira por ter sido um reduto frequentado por músicos profissionais e amadores que ganharam reconhecimento nacional e internacional. A história do Beco das Garrafas é contada no podcast do MIS RJ “Dois dedos de prosa”, na série “Música é história”, que está disponível na Web Rádio MIS RJ.

Um dos destaques do setor audiovisual é a entrega do Troféu Eletrobrás de MPB, no Teatro Rival, na capital fluminense, em 1999. O vídeo original, que é de propriedade da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, traz a entrevista/show com o homenageado. Além de interpretar clássicos, como "A Banda do Zé Pretinho", "País Tropical", "Chove Chuva" e "Mas Que Nada", Jorge Ben Jor relembra fatos marcantes da carreira, como os tempos em que frequentava o Beco das Garrafas e o show de abertura da Copa do Mundo de 1994, no Central Park, em Nova York, nos Estados Unidos.

O vídeo faz parte da Coleção MIS, mas a premiação, criada para valorizar os artistas que enriqueceram a Música Popular Brasileira, também está salvaguardada no setor textual por meio da preservação do roteiro do show de Jorge Ben Jor. O documento integra a Coleção Luiz Carlos Saroldi. Outro destaque do acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio é o 1º disco de vinil do artista, preservado pelo setor sonoro. O LP "Samba esquema novo", de 1963, consolidou o sucesso do cantor e compositor alcançando a marca de 100 mil cópias vendidas.

Todo o acervo do MIS, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 22/3/2024 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento