Web Rádio MIS RJ, a primeira web rádio oficial de museus do Estado do Rio de Janeiro, celebra 3 anos com novidades na programação

  • 02/04/2024

Web Rádio MIS RJ, a primeira web rádio oficial de museus do Estado do Rio de Janeiro, celebra 3 anos com novidades na programação

A Web Rádio MIS RJ faz aniversário nesta terça-feira (02/04). São três anos popularizando o acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, divulgando e produzindo conteúdo para os ouvintes. Para marcar a data, o museu preparou uma série de novidades. Uma delas é a estreia do programa especial dedicado à Rádio Nacional com os radialistas Osmar Frazão e Roberto Salvador. O dia também conta com playlist comemorativa e novas vinhetas com trechos extraídos da série "Depoimentos para a Posteridade".

Os ouvintes dos 74 países alcançados pela primeira web rádio oficial de museus do Estado do Rio de Janeiro, a Web Rádio MIS RJ, farão uma viagem no tempo, especificamente, até a "Era de Ouro do Rádio" (1940). O programa gravado com o ator, crítico, jornalista e radialista que dirigiu a Rádio Nacional de 1995 até 2003, Osmar Frazão, e com o locutor, professor e escritor que iniciou a carreira aos 13 anos na emissora campeã de audiência, Roberto Salvador, é uma verdadeira aula de história.

Idealizado e produzido pela jornalista e curadora da Web Rádio MIS RJ, Márcia Benazzi, o programa utiliza elementos da Coleção Rádio Nacional, que reúne 82 mil itens incorporados em 1972 para salvaguarda do MIS. O ouvinte vai se encantar com as músicas da época e os bordões dos programas de auditório que revolucionaram a comunicação. Os radialistas também passam pelo jornalismo no rádio, pelo radioteatro, pelas criações humorísticas e pelas apresentações de orquestras.

A gravação e exibição do programa conta com o trabalho da equipe do MIS, que inclui o técnico de gravação e informática, André Luis Pereira; o técnico de vídeo, Klaus Wilken; a responsável pelas mídias sociais, Vitória Felsemburgh; o designer gráfico Vítor Sant'Anna e o sonoplasta Renato Alencar. O conteúdo tem mais de duas horas e vai ao ar em três horários: 9h, 15h e 21h.

Outra novidade que visita o passado são as vinhetas com trechos nas vozes de Chico Buarque, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Nara Leão, Clementina de Jesus e Elizeth Cardoso gravados durante a série "Depoimentos para a Posteridade". A ideia das novas "chamadas" dentro da programação segue a essência da própria web rádio, que é a de disponibilizar para o público o acesso a materiais exclusivos e históricos. Os testemunhos orais dos Depoimentos para a Posteridade são colhidos pelo Museu da Imagem e do Som desde 1966 e permitem ouvir, por exemplo, Nara Leão afirmar: "ninguém escutava o que eu cantava (...). Então eu não sei como é que virou, virei... como é que eu consegui cantar, né?".

Inaugurada em abril de 2021, a Web Rádio MIS RJ tem a programação musical feita exclusivamente com os mais de 50 mil itens salvaguardados no setor sonoro. Algumas músicas têm versões únicas, que podem ser ouvidas nas playlists disponibilizadas na programação. O projeto foi idealizado pelo presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, com o objetivo de popularizar o acervo da instituição e ser um canal entre as produções do MIS e o público.

"Não há como se conformar apenas em preservar as riquezas que temos no museu. É preciso que a sociedade saiba e tenha acesso ao que os nossos artistas deixaram como legado, ao passado da cultura fluminense e brasileira, que é belo e merece ser trazido para o presente. Além de uma rádio na internet, a página também traz diversos conteúdos produzidos por nossas equipes. Vale a pena acompanhar", afirma Cesar Miranda.

Ao longo de três anos, foram 457 notícias, 147 produções audiovisuais, 112 programas, 98 playlists e 22 podcasts publicados na Web Rádio MIS RJ, além de exposições e eventos virtuais. A rádio conquistou ouvintes dentro e fora do Brasil, sendo acompanhada até pela equipe do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), instalada no continente gelado. Ultrapassando fronteiras, a música brasileira chega até os Estados Unidos, Argentina, Japão e África, sendo capaz de aliviar a tensão de quem sofre com as guerras, como é o caso da Ucrânia e de Israel.

A Web Rádio MIS RJ pode ser ouvida no endereço https://www.webradio.mis.rj.gov.br/, no site do MIS RJ ou no aplicativo para Apple ou Android. Todo o acervo do museu, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 2/4/2024 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento