Colaboradores do MIS RJ concluem workshop exclusivo sobre leitura de partituras com o professor e maestro Roberto Gnattali

  • 02/04/2024

Colaboradores do MIS RJ concluem workshop exclusivo sobre leitura de partituras com o professor e maestro Roberto Gnattali

A segunda-feira (01/04) no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro foi marcada pela satisfação do professor Roberto Gnattali e dos colaboradores do MIS, que participaram do workshop sobre leitura de partituras e receberam os certificados de conclusão das mãos do presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro. As aulas tiveram início na última semana e são parte do acordo firmado entre o professor, maestro, compositor e arranjador, que é sobrinho do grande maestro Radamés Gnattali, e o MIS RJ.

O objetivo do workshop foi qualificar os colaboradores do museu que atuam diretamente com "música" em setores como o institucional, sonoro, iconográfico, textual e tridimensional, entre outros. Segundo o professor Roberto Gnattali, a experiência foi interessante para ambos os lados.

"É uma honra trabalhar com alunos gentis e interessadas, como o pessoal do MIS. Foi interessante para mim, pois tive que elaborar um conteúdo para dar formação a indivíduos que não são músicos, mas trabalham com música. Foi um curso básico de leitura, de ver como funciona a música numa pauta, um documento musical, que é a partitura", explicou Roberto, que desde 2019 realiza pesquisas sobre o tio, Radamés Gnattali, no acervo do museu.

Os alunos receberam informações básicas sobre a construção de uma partitura, melodia, harmonia, ritmo e instrumentos musicais, e chegaram até temas mais complexos, como o funcionamento de orquestras e a formação de grupos que estão entre as manifestações populares mais tradicionais no Rio de Janeiro, como os conjuntos de choro e de escolas de samba. O presidente do MIS RJ ressaltou que o aprendizado vai enriquecer o dia a dia dos colaboradores do museu, que abriga o maior banco de dados sobre MPB do país e cujo acervo audiovisual do século XX se configura como o mais importante do Estado fluminense.

“Esse olhar mais apurado que o historiador ou museólogo passará a ter sobre um documento que decifra e é a ponte para o que ouvimos certamente vai trazer benefícios. Isso fica muito óbvio dentro de uma instituição que possui quase 100 mil partituras no setor textual. Ficamos muito gratos e felizes com os frutos dessa parceria, que terá outras ações pela frente”, destacou Cesar Miranda.

Parceria prevê troca de conhecimento e difusão da cultura

O Museu da Imagem e do Som e o instrumentista, arranjador e compositor Roberto Gnattali firmaram, em dezembro de 2023, o Termo de Cessão de Direitos Autorais Patrimoniais. O acordo permite que o sobrinho do renomado maestro Radamés Gnattali divulgue parte do acervo do MIS RJ sobre o músico em seus canais de informação e pesquisa online.

O site gerenciado por Roberto Gnattali traz um rico material sobre a vida e obra do tio, o pianista, compositor, arranjador e maestro Radamés Gnattali. Por sua imensa importância e contribuição para a música brasileira, o músico é citado em 20 coleções do MIS RJ, que salvaguarda o total de 2.364 itens, distribuídos pelos setores audiovisual, sonoro, biblioteca, iconográfico, textual e tridimensional.

O presidente do MIS lembra que, além de seguir o brilhante exemplo do tio, Roberto (que é o representante legal pelas obras de Radamés) também se dedica a manter viva a memória do maestro, que é a estrela maior do acordo. Como contrapartida pela cessão do material, o músico e professor aposentado, que atuou por 36 anos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), oferece atividades de qualificação para o museu. A próxima deverá ser um minicurso na sede do MIS, na Praça XV, sobre temas relacionados à música popular brasileira.

Todo o acervo do museu, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), está à disposição do público e dos pesquisadores. Para acessar o material basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 2/4/2024 por Fernanda Soares


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sorriso Negro

Dona Ivone Lara

top2
2. Sonho Meu; Liberdade; Acreditar; Tiê; Andei para Curimá

Dona Ivone Lara

top3
3. Alguém Me Avisou

Dona Ivone Lara

top4
4. Cantei Só Para Distrair

Dona Ivone Lara

top5
5. Tendência

Dona Ivone Lara

Oferecimento