Homenagem do MIS RJ ao eterno ZIRALDO

  • 07/04/2024

Homenagem do MIS RJ ao eterno ZIRALDO

O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro presta uma sincera homenagem ao renomado jornalista, cartunista e escritor Ziraldo, cujo legado ecoará eternamente nos corações e mentes do povo brasileiro. Com suas gravuras e pinturas excepcionais, Ziraldo capturou a essência vibrante do Brasil, enriquecendo não apenas suas coleções, mas também a alma daqueles que contemplam sua obra.

Suas criações eram mais do que representações visuais; eram testemunhos de um talento incomparável e de um profundo amor por nosso país. Cada traço, cada linha, cada detalhe em suas obras refletia sua habilidade excepcional e sua conexão íntima com a nossa riqueza cultural.

Além de suas contribuições artísticas, Ziraldo deixou um presente inestimável para futuras gerações: seu testemunho oral preservado no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro em 21 de julho de 1978, com convidados ilustres como Ruy Castro, José Carlos Monteiro, Zuenir Ventura, Antônio Houaiss, Ana Lúcia de Castro Lutfi e Jô Soares, onde suas próprias palavras iluminam sua jornada criativa e suas inspirações. Seu legado não se limita apenas ao material audiovisual, mas também às histórias e pensamentos que compartilhou generosamente com o mundo, somos seus guardiões através do seu depoimento para a posteridade e várias gravuras e até mesmo a antiga logomarca do MIS RJ, tudo muito bem preservado em diversas coleções.

Com sua partida, perdemos não apenas um artista talentoso, mas um guardião da identidade brasileira. Que sua memória continue a inspirar e a enriquecer nossa compreensão da arte e da cultura, enquanto seu trabalho permanece como um farol de criatividade e expressão.

À família e aos amigos de Ziraldo, enviamos nossas condolências mais profundas. Que encontrem conforto na certeza de que seu legado perdurará, preservado tanto aqui no MIS RJ, quanto nos corações daqueles que admiraram e foram tocados por sua arte. Que sua luz continue a brilhar, guiando e inspirando artistas e apreciadores por muitas gerações vindouras.

Cesar Miranda Ribeiro

Presidente da FMIS RJ


#Compartilhe

Aplicativos


Programa no Ar

Pérolas do MIS

top1
1. Sofre Porque Queres

Benedicto Lacerda e Pixinguinha

top2
2. Noites Cariocas

Jacob do Bandolim

top3
3. A Flor Amorosa

Altamiro Carrilho (Antonio Callado Jr.)

top4
4. Camundongo

Waldir Azevedo e Ademilde Fonseca

top5
5. Odeon

Nara Leao (Ernesto Nazareth e Vinicius de Moraes)

Oferecimento